Prova do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região – Goiás - Analista - Tecnologia da Informação - FCC (2013) - Questões Comentadas

Limpar Busca
A dificuldade mais monumental [...] provinha dos desafios técnicos do projeto...

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em:
  • A Ele inventou um guindaste capaz de...
  • B ... os governantes da cidade italiana iniciavam uma empreitada épica...
  • C ... ele fazia seus projetos em código.
  • D Em outra ocasião, armou uma farsa para...
  • E O gênio de Brunelleschi residia em seu domínio da dinâmica dos materiais...

As normas de concordância estão plenamente respeitadas na frase:

  • A Sobressai, na igreja projetada por Brunelleschi, os nove anéis circulares horizontais que se estende pelos oito lados da cúpula.
  • B Imagina- e que devam haver outras referências ao poeta Dante Alighieri nos projetos arquitetônicos de Brunelleschi.
  • C Famoso por sua ousadia, nunca inquietou Brunelleschi os nove anéis circulares horizontais que seriam embutidos ao longo dos oito lados da cúpula da igreja.
  • D Quando deparam com a Catedral de Florença, os turistas não imaginam que tantas intempéries, como a peste negra, por exemplo, detiveram sua construção.
  • E Cada um dos círculos que se encontra na cúpula da igreja projetados por Brunelleschi foram inspirados no Paraíso de Dante Alighieri.

O sinal indicativo de crase está empregado corretamente na frase

  • A As origens da poesia amorosa italiana geram controvérsias; as opiniões diferem conforme se dá mais relevo à novidade do conteúdo ou à novidade da forma artística.
  • B No século XVI, a literatura italiana antecipou-se à todas as outras literaturas europeias, criando novos gêneros e formas de expressão.
  • C Com os mestres de Dante, começa a poesia amorosa; Dante e Petrarca à continuam e Boccaccio fornece a ela novo requinte psicológico.
  • D Com a enorme influência da literatura francesa medieval não pode ser comparada à da literatura italiana do século XVI.
  • E As famílias florentinas dos Bardi e Peruzzi, comerciantes de lã, chegaram à conceder vultosos empréstimos à outras nações.
A narrativa medieval descreve essa "doença do pensamento, do espírito" como um modo de obsessão que ...... o homem e a mulher, fazendo com que ...... presos no desejo de estar um com o outro e atormentados quando não podem se encontrar

A estrutura ideal ...... o amor impossível.

(Adaptado de: Luiz Felipe Pondé. Folha de S. Paulo, 11/02/2013)

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:
.
  • A arrastaria - ficassem - suponha
  • B arrastava - ficam - supôs
  • C arraste - ficassem - suponha
  • D arrastaria - ficariam - supunha
  • E arrasta - fiquem - supõe

Organizações de sucesso, líderes de mercado, costumam ter excelência em, pelo menos, uma das disciplinas de valor, atin- gindo um patamar mínimo de competência nas outras duas, provendo um tipo de valor de negócios na entrega a seus clientes. As três disciplinas de valor associadas à governança de TI para diferentes estratégias são:

I. Enfatizam a eficiência e a confiabilidade, lideram a indústria em termos de preço e conveniência, minimizam os custos de overhead e alinham a cadeia de suprimentos.

II. Focam o cultivo de relacionamentos, o valor do tempo de vida para a empresa, atendimento ao cliente e customização com base no conhecimento profundo do cliente.

III. Mantêm inovação constante de produtos, adoção de novas ideias, novas soluções para problemas e rápida comercialização.

A associação correta das disciplinas de valor com as descrições I, II e III está expressa em:

  • A I Liderança em produtos (ou serviços) II Intimidade com o cliente III Excelência operacional
  • B I Excelência operacional II Liderança em produtos (ou serviços) III Criatividade operacional
  • C I Criatividade operacional II Excelência operacional III Liderança em produtos (ou serviços)
  • D I Excelência operacional II Intimidade com o cliente III Liderança em produtos (ou serviços)
  • E I Liderança em produtos (ou serviços) II Excelência operacional III Criatividade operacional