Prova do - UFAC (2009) - Questões Comentadas

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Observe o parágrafo abaixo:

“Conteve-se, notou que os meninos estavam perto, com certeza iam admirar-se ouvindo-o falar só. E, pensando bem, ele não era homem: era apenas um cabra ocupado em guardar coisas dos outros. Vermelho, queimado, tinha os olhos azuis, a barba e os cabelos ruivos; mas como vivia em terra alheia, cuidava de animais alheios, descobria-se, encolhia- se na presença dos brancos e julgava-se cabra.” (RAMOS, G. Vidas secas. 22.ed. São Paulo: Martins, 1969. p. 58)

Na passagem do célebre romance de Graciliano Ramos, no capítulo intitulado “Fabiano”, o narrador se esforça para tentar traçar o perfil amesquinhado do personagem, voltado para dentro de si, num universo de poucas opções. Sendo assim, o romance cumpre uma proposta de:

  • A sugerir a emancipação desses personagens, mesmo diante das agruras sofridas.
  • B perceber as contradições vividas numa consciência limitada pelos valores do meio.
  • C investigar a pobreza e a miséria sob uma ótica discriminatória.
  • D sublinhar, apenas, as verdades conhecidas de uma gente condenada ao atraso.
  • E mostrar a incoerência de brancos ocupando o trabalho de mestiços.

Considere as assertivas sobre a civilização grega e escolha a alternativa correta:


I – No seu modelo de democracia os escravos e as mulheres tinham os mesmos direitos que os homens.

II – O pensamento grego tinha por base a razão e supervalorizava o homem (antropocentrismo).

III – A elite grega era muito despojada e trabalhava de forma equivalente aos escravos.

IV – Sua religião era de base politeísta e vários de seus deuses tinham características antropomórficas.

  • A O tópico I é o correto, pois no Brasil todos são iguais perante a lei, e nossa democracia é uma réplica perfeita da democracia grega.
  • B O tópico II está correto porque os grandes templos gregos, como o Parthenon e o Templo de Apolo, não poderiam ter sido construídos por escravos e era trabalhando pesado que a elite se preparava para os jogos olímpicos.
  • C Os tópicos II e IV estão corretos, pois tanto a filosofia (pensamento), quanto a religião, tinham como base a razão, inclusive seus deuses também podiam sofrer fraquezas humanas, tais como, paixões, dores e fracassos.
  • D Os tópicos I e III estão corretos, pois articulam as diversas camadas sociais, em benefício da maioria.
  • E O tópico III está correto, pois só os filósofos não trabalhavam.

Líder sindical assassinado por fazendeiros em 1980, na cidade de Brasiléia-Acre, era presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais daquela região:

  • A Chico Mendes;
  • B Wilson de Souza Pinheiro;
  • C Osmarino Amâncio;
  • D Zé Peruano;
  • E Nilson Pinheiro;

Dentre as construções mais imponentes da Europa Medieval, destacam-se os castelos e as catedrais. O castelo representava, comumente, a solidez de um senhor feudal, enquanto as catedrais, igrejas, dioceses e paróquias representavam não só o poder material da Igreja, como também seu maior enraizamento, pois ela se fazia presente em todos os níveis da sociedade. Nesse sentido, podemos afirmar que:


I - O poder da Igreja só estava subordinado ao senhor feudal, pois alguns possuíam muitos castelos em feudos descontínuos.

II - O poder da igreja não estava restrito ao plano espiritual.

III – Afora os territórios controlados pelo papa, o denominado “Patrimônio de São Pedro”, havia, também, terras controladas por bispos, arcebispos e abades, além das terras pertencentes às várias ordens religiosas.

IV – A igreja era a mais importante instituição feudal.

  • A Os tópicos I e IV só valem para a Baixa Idade Média.
  • B O tópico III inclui as terras senhoriais.
  • C Só o tópico I está certo.
  • D Os tópicos I, III e IV estão certos.
  • E O tópico III refere-se, apenas, à corveia.

“Empates” pela vida e em defesa da floresta é um movimento de resistência socialmente constituído, articulado pelos seringueiros do Acre. Tal forma de resistência, no caso os “empates”, ocorreu mais frequentemente a partir da década de 70 no Acre quando:

  • A Os comerciantes acreanos invadiram terras indígenas, provocando reações dos seringueiros;
  • B Os fazendeiros – compradores de grandes áreas de seringais no Acre -, tentaram realizar derrubadas de floresta para a formação de pastos para a criação de gado, com a perspectiva de expulsar os seringueiros de suas colocações de seringa, provocando reações dos trabalhadores;
  • C Os trabalhadores “empataram” que seus vizinhos comprassem suas casas;
  • D Os religiosos católicos lutaram em defesa dos seringueiros e dos dízimos;
  • E Nenhuma das alternativas acima;