Prova do - COPEVE-UFAL (2013) - Questões Comentadas

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Ao analisar o contexto e os termos do diálogo entre os personagens da tirinha, entende-se que a palavra

  • A “futebor” é uma variedade devidamente usada na língua padrão.
  • B “cumpadi” é uma variedade inadequada ao contexto do enunciado.
  • C “firme” é uma variedade com sentido diverso na língua oral e escrita.
  • D “firme” é uma variedade linguística empregada como jargão.
  • E “futebor” é uma variedade que impede a comunicação dos falantes.

Ajude a personagem a conhecer o significado da palavra “recíproco”. Marque a alternativa cujo vocábulo corresponde ao termo “recíproco”.

  • A sincero
  • B casual
  • C real
  • D eterno
  • E mútuo

Assinale a opção incorreta:

  • A Unidade de compasso é o valor que preenche sozinho todo compasso
  • B Unidade de tempo é o valor que preenche sozinho um tempo do compasso
  • C A unidade de compasso do compasso 3/4 é a mínima pontuada e sua unidade de tempo é a semínima.
  • D A unidade de tempo do compasso 9/8 é a semínima pontuada e sua unidade de compasso é a semibreve pontuada
  • E No compasso 5/4, a unidade de tempo é a semínima,mas nãon há uma figura que sozinha represente sua unidade de compasso

Os elementos linguísticos destacados no fragmento são, respectivamente,

  • A pronome demonstrativo e conjunção subordinativa consecutiva.
  • B pronome demonstrativo e pronome relativo.
  • C pronome pessoal oblíquo e conjunção subordinativa integrante.
  • D artigo e conjunção coordenativa explicativa.
  • E artigo e pronome relativo.

Os canadenses descobriram que até nas universidades prolifera um tipo de leitor: o que lê bem e não entende. Estudo com 400 alunos da Universidade de Alberta mostrou um déficit de compreensão não detectado em 5% de toda a população. São pessoas que, quando investem numa leitura, esquecem o significado específico de uma passagem.
Revista Língua Portuguesa. Ano 7. Nº 78. Abril de 2012 (fragmento).
Os elementos linguísticos destacados no fragmento são, respectivamente,

  • A pronome demonstrativo e conjunção subordinativa consecutiva.
  • B pronome demonstrativo e pronome relativo.
  • C pronome pessoal oblíquo e conjunção subordinativa integrante.
  • D artigo e conjunção coordenativa explicativa.
  • E artigo e pronome relativo.