Prova do UFAPE - Técnico - Zoologia - Instituto Access (2024) - Questões Comentadas

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Em relação às ideias do texto e suas possíveis inferências, analise as afirmativas a seguir:
I. A razão para o ser humano e outros primatas terem perdido a cauda ao longo da evolução ainda gera especulações científicas, sem, contudo, ter se chegado a uma teoria bastante provável.
II. É a presença do cóccix nos humanos que prova que anteriormente essa espécie possuía uma cauda, hoje reduzida a esse segmento vertebral, à semelhança de gorilas e orangotangos.
III. A pesquisa aponta para a questão evolutiva e adaptativa do homem ao meio, que levou a uma alteração física, com a perda de sua cauda, tendo a mudança se iniciado justamente com uma mutação genética que obrigou a adaptação ao meio.
Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se nenhuma afirmativa estiver correta.
  • E se todas as afirmativas estiverem corretas.

Ao apresentar o foco em ideias, o texto tem tipologia eminentemente

  • A narrativa.
  • B descritiva.
  • C dissertativo-expositiva.
  • D dissertativo-argumentativa.
  • E injuntiva.
O cóccix não é exclusivo do Homo sapiens, estando presente também nos grandes símios – gibões, orangotangos, gorilas e chimpanzés –, que também são primatas sem cauda. (L.21-24)
O segmento sublinhado no período acima apresenta natureza de
  • A explicação.
  • B explicitação.
  • C especificação.
  • D enumeração.
  • E estratificação.
De outro, ele verificou se esses mesmos genes tinham alterações exclusivas de grandes símios e seres humanos, o que apontaria uma relação mais provável com a falta de cauda nessa linhagem. (L.37- 40) A palavra destacada no período acima se classifica como
  • A partícula apassivadora.
  • B conjunção integrante.
  • C conjunção subordinativa condicional.
  • D pronome oblíquo.
  • E índice de indeterminação do sujeito.
Xia machucou o cóccix andando de táxi e logo se recordou da curiosidade que tinha sobre o tema ainda criança, quando perguntou certa vez: "Onde está o meu rabo?". (L.25-28) Assinale a alternativa em que a alteração do segmento sublinhado no período acima não tenha sido feita em respeito à norma culta. Ignore as alterações de sentido.
  • A logo se esqueceu da curiosidade
  • B logo aludiu à curiosidade
  • C logo se referiu à curiosidade
  • D logo imiscuiu-se na curiosidade
  • E logo lembrou da curiosidade