Prova da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Jornalista - CCV-UFC (2017) - Questões Comentadas

Limpar Busca

As teorias da comunicação tratam das relações entre os meios de comunicação de massa e a sociedade. Considerando as características da Mass Communication Research marque a opção correta.

  • A A Mass Communication Research teve repercussão limitada aos Estados Unidos.
  • B A teoria crítica foi o alicerce filosófico-teórico central da Mass Communication Research.
  • C A Mass Communication Research e a noção da agulha hipodérmica são, conceitualmente, muito distantes entre si.
  • D O contexto geopolítico internacional que favoreceu o surgimento da Mass Communication Research foi o pós Segunda Guerra Mundial.
  • E O paradigma de Laswell está organizado a partir das seguintes questões: Quem? Diz o quê? Em que canal? A quem? Com quais efeitos?

Sobre os Estudos Culturais marque a opção incorreta.

  • A Os Estudos Culturais têm sua origem na Inglaterra.
  • B Os principais expoentes dos Estudos Culturais são C. Shannon, H. Laswell e W. Weaver.
  • C As relações entre a cultura contemporânea e a sociedade estão no eixo dos Estudos Culturais.
  • D O campo dos Estudos Culturais surge, de forma organizada, através do Centro de Estudos Culturais Contemporâneos (CCCS).
  • E Entre os temas das pesquisas apoiadas nos Estudos Culturais estão os estudos sobre: feminismo, recepção e consumo midiático, raça e etnia.

A Escola de Frankfurt é uma referência nos estudos da teoria crítica da comunicação. Sobre a Escola de Frankfurt, marque a opção incorreta.

  • A A teoria marxista está na base do pensamento dos teóricos da Escola de Frankfurt.
  • B Indústria Cultural é um dos principais conceitos propostos pelos teóricos da Escola de Frankfurt.
  • C Max Horkheimer, Theodor Adorno, Herbert Marcuse e Walter Benjamin são os principais pensadores da Escola de Frankfurt.
  • D O conceito de Indústria Cultural pode ser entendido como um processo social que transforma a cultura em bem de consumo.
  • E O centro de pesquisa que reunia pensadores e estudiosos do campo das Ciências Sociais e Filosofia, embora nomeado como Escola de Frankfurt, estava localizado nos Estados Unidos, berço das principais teorias da comunicação.

(...) “a mídia coloca a agenda de discussão. Isto significa que ao redor de 80% dos temas e assuntos que são falados no trânsito, no trabalho, em casa, nos encontros sociais etc., são colocados à discussão pela mídia” (GUARESCHI, P.A. O direito humano à comunicação: pela democratização da mídia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013).


O trecho acima refere-se a uma das teorias de comunicação mais conhecida como:

  • A Agenda Setting.
  • B Estudos Culturais.
  • C Pirâmide invertida.
  • D Teoria das Balas Mágicas.
  • E Teoria dos Usos e Gratificações.

Revista semanal ilustrada que marcou época no jornalismo brasileiro foi criada em 1928, no Rio de Janeiro, pelos Diários Associados. Essas informações referem-se à revista:

  • A Isto É.
  • B Manchete.
  • C O Pasquim.
  • D O Cruzeiro.
  • E Fatos e fotos.