Prova do - CS-UFG (2010) - Questões Comentadas

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Leonardo Pataca, personagem do romance Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, migra voluntariamente de Portugal para o Brasil, fato comum na primeira metade do século XVIII. As consequências desse movimento migratório, no início da estada dessa personagem no novo país, refletem-se na relação entre nação e população, pois Pataca

  • A torna-se meirinho por meio de apadrinhamento.
  • B destaca-se no trabalho pela rabugice excessiva.
  • C sofre com a opinião pública pelo caso com a cigana.
  • D envolve a vizinhança na punição à traição de Maria.
  • E tenta conservar os costumes portugueses no Brasil.

No plano representativo dos ideais românticos, comuns em I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias, e O demônio familiar, de José de Alencar, respectivamente, o prisioneiro Tupi e o protagonista Eduardo são

  • A personalidades típicas da visão política crítica de princípio idealista.
  • B sujeitos exemplares da expressão de individualidade própria do subjetivismo.
  • C indivíduos subjugados à mentalidade nacionalista que surgia no Brasil.
  • D tipos sociais frágeis e que se deixam levar pelo sentimentalismo.
  • E personagens determinadas e que voltam suas ações à sublimação das coisas.

Em O demônio familiar, a personagem Pedro, por ter sido alforriada, teve sua condição social aparentemente mudada. Entretanto, no contexto brasileiro ao qual a obra de Alencar se refere, o discurso ideológico subjacente diz respeito à figura do negro

  • A malicioso e trapaceiro que perturbou a paz de uma família.
  • B mentiroso e egoísta que almejava alcançar seu grande sonho.
  • C maroto e astuto que permaneceu na cultura escravocrata brasileira.
  • D doméstico e amigo que fez tudo pela felicidade de seu senhor.
  • E ardiloso e fofoqueiro que fez travessuras visando ao seu próprio benefício.

Os livros O demônio familiar, de José de Alencar, e Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, representam costumes de um dado contexto social. Assim, o primeiro livro enquadra-se na comédia de costumes e o segundo, no romance de costumes. A filiação dessas obras a tais gêneros é reconhecida porque nelas se constatam, respectivamente,

  • A elaboração de cenas desvinculadas de sentidos moralizantes; presença de heróis com características do pícaro da novela espanhola.
  • B manutenção de uma condição social sustentada pela escravidão doméstica; foco nos contextos aristocráticos relacionados à classe social alta.
  • C construção do desfecho caracterizado por desentendimentos generalizados; fixação da malandragem por meio de situações cômicas.
  • D reprodução do modo de vida das mulheres definido pelos padrões patriarcais; enaltecimento de valores representativos das instituições religiosas.
  • E representação de personagens inspiradas na burguesia vigente; configuração de traços caricaturais de variados tipos populares

O messianismo é um fenômeno da religiosidade popular, que surgiu em áreas rurais do Brasil Colonial em decorrência da reação à miséria e às necessidades espirituais do sertanejo. A romaria é uma das manifestações desse fato histórico-religioso. O conto Milagre em Juazeiro, da obra Livro dos homens, de Ronaldo Correia de Brito, narra uma romaria ao santuário de Padre Cícero. Tendo em vista as informações históricas e o conto em questão, constata-se que

  • A o enredo fragmentado atualiza o messianismo, que é cultuado em uma figura religiosa, para retratar a busca de identidade de uma das personagens.
  • B o desfecho da história é uma estratégia da narrativa, que se focaliza em terceira pessoa, para reiterar a complexidade dos aspectos religiosos.
  • C a sobreposição de tempos é um recurso narrativo, que evidencia a história de uma das personagens, para expor problemas vividos no passado.
  • D as personagens secundárias constituem uma paisagem humana, as quais seguem em romaria para reforçar no enredo o significado do messianismo.
  • E as duas personagens principais representam romeiros que buscam explicação na fé para os problemas de ordem existencial, religiosa e social.