Prova da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - Assistente Administrativo - COPEVE-UFMS (2016) - Questões Comentadas

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No segundo parágrafo do texto, a expressão popular “a coisa mudou de figura” faz referência:

  • A Às mudanças nas leis de trânsito ocorridas na Alemanha.
  • B Ao aparecimento de smartphones e de redes sociais na Alemanha.
  • C Ao surgimento de pesquisas sobre o impacto promovido pela entrada de smartphones e redes sociais na Alemanha.
  • D À diminuição no respeito às leis de trânsito na Alemanha.
  • E Ao atropelamento de uma menina de 15 anos em Augsburg.

Com base no emprego de classes gramaticais no texto, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta. I. O advérbio “rigorosamente” (2º parágrafo) poderia ser substituído, sem prejuízo de sentido, por “com rigor”. II. Estão conjugados no pretérito perfeito do modo indicativo os verbos “esqueceu” e “acaba” (1º parágrafo). III. Na oração: “quando o veículo se aproxima” (1º parágrafo), a conjunção “quando” poderia ser substituída, sem prejuízo de sentido, por “assim que”. IV. Na oração: “Mas, com a chegada dos smartphones e das redes sociais, a coisa mudou de figura” (2º parágrafo), a conjunção “mas” poderia ser substituída, sem prejuízo de sentido, por “contudo”. V. O verbo “precisem” (1º parágrafo) está conjugado no presente do modo subjuntivo.

  • A Todas as afirmações estão corretas.
  • B Apenas as afirmações I, III e V são corretas.
  • C As afirmações I, II, III e IV são corretas.
  • D As afirmações I, II e IV são corretas.
  • E As afirmações I, III, IV e V são corretas.

Assinale a alternativa na qual o segmento apresentado entre aspas NÃO possui valor temporal no emprego que lhe é feito no texto.

  • A “No começo do ano”. (2º parágrafo)
  • B “No mesmo período”. (2º parágrafo)
  • C “Quando o veículo se aproxima”. (1º parágrafo)
  • D “Pouco antes de uma linha de trem”. (1º parágrafo)
  • E “Enquanto digitava em seu smartphone”. (2º parágrafo)

Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere à coesão e/ou à coerência do texto lido.

  • A No estabelecimento de coesão lexical no texto, os nomes “vídeos”, “produções” e “material” são empregados em relação de sinonímia.
  • B No trecho “É essa a pergunta que embala o concurso cultural Shakespeare Hoje[...]” (1º parágrafo), o pronome demonstrativo “essa” estabelece referência catafórica por se referir ao substantivo “pergunta”.
  • C Em “Passados 400 anos da sua morte, por que William Shakespeare continua atual?” (1º parágrafo), a sequência formada pela preposição “por” e pelo pronome interrogativo “que” pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, pela expressão “por qual motivo”.
  • D Entre as marcas de coesão referencial do texto, está o uso dos pronomes “sua” em “Passados 400 anos da sua morte” e “essa” em “É essa a pergunta que embala o concurso”. (1º parágrafo)
  • E Entre as marcas de coesão lexical do texto, está o uso de “autor” (penúltimo parágrafo) e “dramaturgo inglês” (primeiro parágrafo) em referência a “William Shakespeare”. (1º parágrafo)

Com base nas relações sintáticas e semânticas inerentes ao texto, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A No período composto por coordenação: “As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 28 de outubro” (último parágrafo), a segunda oração - “e podem ser realizadas até o dia 28 de outubro” - possui sujeito oculto, cujo núcleo aparece expresso na oração anterior.
  • B Na oração “que se estenderão ao longo do ano” (1º parágrafo), a palavra “que” é um pronome relativo que exerce a função de sujeito simples.
  • C Na sequência “obra shakespeariana” (2º parágrafo), o adjunto adnominal “shakespeariana” poderia ser substituído, sem prejuízo de sentido, pela expressão “de Shakespeare”.
  • D Na oração “O material deve abordar textos e personagens de Shakespeare” (4º parágrafo), se o trecho sublinhado fosse substituído pelo adjetivo “shakespearianos”, a alteração representaria um erro de concordância nominal.
  • E O trecho “os quatro séculos da morte do dramaturgo inglês” (1º parágrafo) funciona como objeto direto do verbo principal “celebrando”.