Prova do - UFMT (2006) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Em relação às idéias implícitas no texto, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) O leitor, conclamado a posicionar-se em face da problemática apresentada, tem bom nível sócio-cultural, conforme marcas contextuais.

( ) É dever de todos os cidadãos, não só do Estado, preocupar-se em manter a criança na escola.

( ) Escola e infância são direitos indissociáveis de toda criança.


Assinale a seqüência correta.

  • A V, F, V
  • B F, V, V
  • C V, V, V
  • D F, V, F
  • E V, V, F
O trecho O trabalho não tira só a escola das crianças, tira a infância também. pode ser reescrito, sem alterar o sentido, de diversas maneiras. Assinale a reescritura que NÃO conserva o sentido.
  • A O trabalho não tira só a escola das crianças, mas também a infância.
  • B O trabalho, além de tirar a escola das crianças, tira a infância também.
  • C O trabalho tira não só a escola das crianças, como também a infância.
  • D O trabalho tira a escola das crianças, logo tira a infância também.
  • E O trabalho tira a escola e a infância das crianças.

Em relação aos recursos lingüísticos utilizados no texto, assinale a afirmativa correta.

  • A A palavra muitas, na expressão Muitas crianças brasileiras, por acompanhar o substantivo crianças em gênero e número, exerce a função sintática de adjunto adverbial de intensidade.
  • B Os verbos – coletar e deixar – empregados no gerúndio, expressam ação concluída, não mais realizada no presente.
  • C A vírgula, no trecho Se você conhece algum caso de exploração do trabalho infantil, denuncie., justifica-se por separar oração subordinada adverbial reduzida de infinitivo da principal.
  • D No último período do texto, passando o verbo conhecer para o pretérito imperfeito do subjuntivo, o verbo denunciar permanece no imperativo.
  • E Em Mas, para isso, precisa do seu apoio., há elipse do sujeito que, por ser o mesmo do período anterior, é retomado sem necessidade de repetição.

A leitura dos dois excertos revela um dos temas que permeia a ação do romance. Qual é ele?

  • A A coragem do herói em momentos de luta e perigo.
  • B A existência ou não do demônio, com o qual teria sido feito um pacto.
  • C O embate entre o bem e o mal que atormenta Riobaldo.
  • D A necessidade de confissão para alívio do espírito.
  • E A indicação do espiritual como refúgio para problemas pessoais.

A respeito do processo de narração de Grande sertão: veredas, pode-se afirmar que Riobaldo, o narrador,

  • A caracteriza-se pela onisciência, que garante sua certeza sobre os eventos narrados: Se diz – o senhor sabe.
  • B faz um relato de fatos passados, interrompendo-se para refletir sobre sua interpretação: Ele rondava por me governar?
  • C conta suas aventuras a um leitor virtual, ausente da narrativa: O senhor imaginalmente percebe?
  • D utiliza o discurso indireto ao retomar a fala alheia: Tu vigia, Riobaldo, não deixa o diabo te pôr sela...
  • E relata, como testemunha, as ações de outras personagens: Repensava, no esfriar do dia.