Prova do UFNT - Assistente Administrativo - CS-UFG (2023) - Questões Comentadas

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Considerando o gênero textual das duas partes que compõem o texto, as sequências textuais predominantes são, respectivamente:

  • A dissertativas e narrativas.
  • B expositivas e injuntivas.
  • C narrativas e explicativas.
  • D expositivas e descritivas.

Na segunda parte do texto lido, há uma sequência de verbos empregados na forma nominal do infinitivo “cozinhar, mexer, acrescentar, deixar, colocar, levar, servir”. Considere o gênero e a tipologia textual, bem como os elementos morfossintáticos que estruturam o texto. Essas formas verbais, nesse contexto, indicam o valor semântico

  • A de ordem, conselho ou orientação.
  • B de possibilidade, hipótese ou dúvida.
  • C de certeza, confirmação ou afirmação.
  • D de condição, possibilidade ou probabilidade.

De acordo com o texto, a variação linguística

  • A é desconsiderada como objeto de estudo de áreas específicas dos estudos da linguagem.
  • B define-se pela compreensão de que a língua é um fenômeno homogêneo.
  • C motiva reações empáticas e compreensivas por parte do senso comum.
  • D revela-se na constante mudança da língua, fenômeno heterogêneo.

Considere o seguinte período do texto: “A variação linguística é uma realidade que, embora razoavelmente bem estudada pela sociolinguística, pela dialetologia e pela linguística histórica, provoca, em geral, reações sociais muito negativas”. A oração subordinada destacada indica o valor semântico de

  • A causa.
  • B concessão.
  • C finalidade.
  • D proporção.

Leia a tirinha a seguir.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Disponível em:<https://www.pedrocordier.com/tag/calvin-e-haroldo/> . Acesso em: 30 out. 2023.



Na tira, a construção do efeito de ironia deve-se

  • A ao emprego do vocativo “Haroldo”, no primeiro balão do primeiro quadrinho.
  • B à ideia capitalista de que o ócio é a negação da possibilidade de produção.
  • C à proposta feita por Calvin para ajudar Haroldo a fazer coisa alguma.
  • D ao sentido absoluto da palavra “nada”, que remete ao existencialismo.