Prova do - CEPS-UFPA (2011) - Questões Comentadas

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Pode-se dizer que o efeito de humor do texto acima é construído, principalmente, a partir

  • A da utilização de uma Carta de Reclamação que, por seu caráter público, apresenta um estilo bastante formal.
  • B da necessidade de o remetente excluir o nome do destinatário de seus sorteios mensais.
  • C de algumas expressões e vocábulos, tais como: “sei que não sou injusto”, “sortudo”, “meu rico dinheirinho”.
  • D do inusitado teor da Carta de Reclamação, pois o assunto nela tratado causa estranheza e divertimento no leitor.
  • E do fato de o remetente reclamar por ser a oitava carta de cobrança que recebe.

Quanto ao texto, só não se pode afirmar:

  • A A mescla de pessoas do discurso (segunda pessoa do plural e terceira pessoa do singular) não constitui erro, pois, nesse tipo de texto, ela se torna um padrão.
  • B As reticências presentes em “Ocorre o seguinte ... todo mês,” podem ser substituídas, sem alteração de sentido, por dois-pontos (:).
  • C O trecho “Os outros, paciência. Ficam para o mês seguinte.” pode ser reescrito, mantendo-se a sua ideia original, da seguinte maneira: “Os outros credores devem ter paciência, pois ficarão para o mês seguinte.”
  • D O texto é heterogêneo quanto ao seu modo de organização. Isto é, apresenta, além de outros, trechos do modo de organização narrativo.
  • E Os conectores grifados em “Esta é a oitava carta jurídica de cobrança que recebo de Vossas Senhorias” e “Sei que não estou em dia com meus pagamentos.”, são, respectivamente, pronomes relativos anafóricos de a oitava carta jurídica de cobrança e de sei.

É característica de Cartas Comerciais, como a Carta de Reclamação, a exposição de motivos (uma forma de introdução). Tais motivos justificam sua emissão para uma indústria, comércio, bancos, instituições financeiras etc. No texto, constituem-se exposições de motivos:

  • A Sei que não estou em dia com meus pagamentos. Acontece que eu estou devendo também em outras lojas e todas esperam que eu lhes pague. Contudo, meus rendimentos mensais não permitem que eu pague duas prestações no fim de cada mês.
  • B Estou ciente de que não sou injusto, daquele tipo que prefere pagar esta ou aquela empresa em detrimento das demais.
  • C Ocorre o seguinte ... todo mês, quando recebo meu salário, escrevo o nome dos meus credores em pequenos pedaços de papel, que enrolo e coloco dentro de uma caixinha. Depois, olhando para o outro lado, retiro dois papéis, que são os dois “sortudos” que irão receber o meu rico dinheirinho.
  • D Afirmo aos senhores, com toda certeza, que sua empresa vem constando todos os meses na minha caixinha. Se não os paguei ainda, é porque os senhores estão com pouca sorte.
  • E Finalmente, faço-lhes uma advertência: se os senhores continuarem com essa mania de me enviar cartas de cobrança ameaçadoras e insolentes, como a última que recebi, serei obrigado a excluir o nome de Vossa Senhoria dos meus sorteios mensais.

Sobre o romance Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoun, é incorreto afirmar que:

  • A Os espaços físicos principais da obra são as cidades de Belém e do Líbano.
  • B O foco narrativo está em 1ª pessoa.
  • C Uma das temáticas é o multiculturalismo.
  • D Emilie é a personagem que desencadeia o enredo.
  • E Pode ser considerado um romance de caráter memorialista.

Sobre o poema de Herbert Emanuel abaixo, assinale a alternativa correta.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(Nada ou quase uma arte, 2. ed., Editora Spia Vídeos e Produções, Macapá: 2009, p.6)

  • A Aborda o conceito materialista de casa.
  • B Trata-se de um poema com tendências ao Concretismo, corrente iniciada em 1956, que preconizava a espacialização e geometrização do poema.
  • C Trata-se de um poema relacionado à corrente do Verde-Amarelismo, que, após a Semana de 22, procurou resgatar o nacionalismo. O vocábulo casa, então, significaria a pátria.
  • D Trata do difícil tema da falta de moradia, orientando para uma solução socialista, justificada nos versos a casa somos nós / e os outros que alojamos.
  • E É um poema que utiliza a metalinguagem.