Prova da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) - Engenheiro Agrônomo - UFPel-CES (2021) - Questões Comentadas

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A respeito do uso da partícula se no excerto “... sempre se perguntando se compreendeu corretamente e se a ideia com que acabou de se deparar é a do autor e não a sua.” (1º parágrafo), é correto afirmar que

  • A todas possuem o mesmo valor semântico, ou seja, indicam condicionalidade.
  • B a primeira e a quarta exercem função de pronome reflexivo; a segunda e a terceira exercem função de conjunção integrante.
  • C todas possuem o mesmo valor gramatical, ou seja, são pronomes reflexivos.
  • D a primeira e a quarta exercem função de pronome reflexivo; a segunda e a terceira exercem função de conjunção subordinativa condicional.
  • E a primeira e a quarta funcionam como índice de indeterminação do sujeito; a segunda e a terceira exercem a função de pronome reflexivo.

O vocábulo diletante (3º parágrafo) tem como sinônimo

  • A perspicaz.
  • B seletivo.
  • C curioso.
  • D desconfiado.
  • E detalhista.

A partir da leitura do texto, é possível afirmar que sua ideia central é:

  • A É necessário que o leitor saiba selecionar as informações mais importantes da obra, a fim de não perder tempo com o restante e dedicar toda a sua atenção a esses fragmentos, que sintetizam o todo.
  • B Não há uma fórmula única para se desenvolver um bom leitor, porém a atenção e o espírito investigador devem sempre conduzir essa prática, independentemente do tipo de obra que se está lendo.
  • C A leitura realizada de forma paciente orienta que toda e qualquer obra deve ser lida.
  • D Há obras que devem ser “lidas com os dedos”, como fazem os grandes pensadores, tais como o sr. Beyle e Flaubert.
  • E É comum as pessoas lerem outras palavras no lugar daquelas que de fato estão escritas no texto.

A alternativa que apresenta um conjunto de palavras acentuadas graficamente pela mesma regra que o vocábulo início (penúltimo parágrafo) é:

  • A vôlei – fósseis – túneis – fácil
  • B contemporâneo – área – jóquei – pólen
  • C tênues – sábio – nódoa – espontâneo
  • D indício – comício – cãibra – elétrons
  • E tábua – móvel – bênção – saúva

Considerando-se o uso das aspas nos trechos sublinhados no primeiro e último parágrafos do texto, é correto afirmar que os referidos sinais de pontuação foram usados para

  • A em ambos os casos evidenciar uma expressão para a qual se deseja chamar a atenção.
  • B marcar uma gíria ou expressão coloquial e destacar o título do próprio texto, respectivamente.
  • C indicar uma citação textual e evidenciar uma expressão, respectivamente.
  • D em ambos os casos, indicar uma citação textual.
  • E evidenciar uma expressão e marcar uma gíria ou expressão coloquial, respectivamente.