Prova da Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2015) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Segundo o texto, são estratégias utilizadas pelos jornais ao fazer citações: 1. Escolher criteriosamente as citações das testemunhas para contemplar pontos de vista divergentes sobre um mesmo fato. 2. Salientar os pontos de vista que mais interessam ao jornalista. 3. Redigir as notícias de tal forma que as opiniões sejam apresentadas como fatos. 4. Citar em primeiro lugar as palavras da testemunha que faz uma análise mais racional dos acontecimentos.
Estão de acordo com o texto as estratégias:

  • A 1 e 2 apenas.
  • B 1 e 4 apenas.
  • C 1, 2 e 3 apenas.
  • D 1, 3 e 4 apenas.
  • E 2, 3 e 4 apenas.

Assinale a alternativa correta sobre afirmações encontradas no texto.

  • A Ao mencionar “um princípio fundamental do jornalismo democrático: fatos separados de opiniões", Simei destaca que os jornais seguem rigorosamente esse princípio
  • B Ao dizer que “o leitor tem a impressão de estar sendo informado de dois fatos, mas é induzido a aceitar uma única opinião", Colonna explicita uma forma de manipulação da opinião do leitor.
  • C Na primeira linha do texto, Simei faz uma retificação (“...seguir, ou dar mostras de seguir...") para deixar claro que o jornalista deve não só separar fatos de opiniões como indicar isso explicitamente nos artigos.
  • D Ao afirmar que “é fato que há opiniões diferentes sobre um caso, e o jornal expõe esse fato irretorquível", Colonna destaca a imparcialidade do jornal ao incluir nos artigos opiniões divergentes.
  • E Ao afirmar, no final do texto, que “o problema é no quê e como pôr aspas", Colonna enfatiza a importância da fidelidade na citação das palavras das testemunhas de cada fato noticiado.

Assinale a alternativa que resume um posicionamento do autor do texto.

  • A Questões que ganham apoio de ampla maioria da população, mas não angariam consenso entre os especialistas são surpreendentes e demandam explicações.
  • B O senso de justiça retributiva perdeu força na passagem das sociedades primitivas à sociedade moderna, o que faz com que a vontade de punir impere sem restrições.
  • C Nas sociedades primitivas, nem o grau de parentesco livrava o indivíduo da reparação de cada ofensa a outro membro da comunidade no mesmo grau e intensidade.
  • D A vontade de punir é um sentimento desenvolvido culturalmente que vai contra o instinto de sobrevivência dos indivíduos.
  • E O sucesso de filmes hollywoodianos se pauta na ação natural do amor e do favoritismo, o que garante sempre o final feliz.

“A fórmula que a evolução encontrou para equacionar esse e outros dilemas foi embalar regras de conduta em instintos, emoções e sentimentos que provocam ações que funcionam em mais instâncias do que não funcionam". A que dilema a expressão “esse" se refere?

  • A Explicar a divergência entre a opinião dos especialistas e a da sociedade em geral.
  • B Criar regras para conter a violência, mesmo que, em geral, não funcionem.
  • C Elaborar regras de conduta que minimizem instintos e emoções.
  • D Explicar o fenômeno de a grande maioria da população ser favorável à punição de menores.
  • E Fazer com que as pessoas sejam boas e, ao mesmo tempo, saibam se defender.

Considere o verbo grifado na seguinte frase extraída do texto: “Uma sociedade pautada apenas pelo ideal de justiça soçobraria".
Um dos objetivos de um dicionário é esclarecer o significado das palavras, apresentando as acepções de um vocábulo indo do literal para o metafórico. No caso dos verbos, há também informações sobre a regência.
Entre as acepções para o verbo grifado acima, adaptadas do Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa (Rio de Janeiro: ed. Objetiva, 2001), assinale a que corresponde ao uso no texto.

  • A t.d. revolver de cima para baixo e vice-versa; inverter, revirar <o ciclone soçobrou o que encontrou no caminho>.
  • B t.d/int. emborcar, virar (geralmente uma embarcação) e ir a pique, naufragar ou fazer naufragar; afundar(-se), submergir(-se) <temiam que a tempestade os soçobrasse> <a embarcação soçobrou>.
  • C t.d/int. por metáfora: reduzir(-se) a nada; acabar (com), aniquilar(-se) <com tanta dissipação, sua fortuna soçobrara>.
  • D t.d. e pron. por metáfora: tornar-se desvairado; agitar-se, perturbar-se <soçobrou-se ante a negativa dela>.
  • E pron. por metáfora: perder a coragem, o ânimo; desanimar, esmorecer, acovardar-se <soçobrar-se não é próprio dele>.