Prova da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Técnico - Biologia - NC-UFPR (2024) - Questões Comentadas

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Considere os seguintes trechos retirados do texto:

1. E a menos que eles estejam com ela…
2. …o 1% de pessoas que sofre com afantasia extrema…
3. …que criou o termo há quase 10 anos.
4. Mary descobriu que era diferente…

Em qual(is) deles o termo “que” é empregado com a mesma função sintática com a qual é empregado em “E aqueles que não conseguem estão…”?

  • A Somente na afirmativa 4.
  • B Somente nas afirmativas 1 e 4.
  • C Somente nas afirmativas 2 e 3.
  • D Somente nas afirmativas 1, 2 e 3.
  • E Nas afirmativas 1, 2, 3 e 4.

De acordo com o texto:

  • A pessoas incapazes de supor informações por meio de imagens são melhores comunicadoras verbais.
  • B a afantasia gera benefícios à saúde mental, pois os afetados por ela imaginam menos eventos assustadores ou estressantes.
  • C os instintos que guiam o ser humano compensam a incapacidade de imaginar ao aguçarem os sentimentos.
  • D pessoas afetadas pela afantasia são vocacionadas para exercerem profissões na área tecnológica.
  • E a afantasia pode afetar as pessoas apresentando-se com intensidades diferentes, como a incapacidade de Mary de visualizar suas memórias.

A afirmação de que “todos visualizam imagens em suas mentes de maneira diferente”, do último parágrafo do texto:

  • A argumenta contra as conclusões do estudo, o qual nega aos afetados pela afantasia a capacidade de criar imagens.
  • B desconsidera as especificidades dos afetados pela afantasia, cuja cognição depende de outros sentidos.
  • C emprega a palavra “visualizar” em sentido mais amplo, referindo-se não apenas à visualização de imagens visuais.
  • D destaca que a experiência realizada por Zeman não serve como norma para interpretar a afantasia.
  • E afirma que os afetados pela afantasia não visualizam imagens mentais por viverem o presente de maneira diferente.

Considere os trechos retirados do texto:

1. “O lado positivo — diz — é que ela é uma ótima comunicadora verbal, porque não supõe nada — o que importa são as palavras. Ela também sente as coisas profundamente.” “Sou uma pessoa muito emotiva, guiada por instintos — por isso, quando me lembro de algo, é um sentimento em vez de uma imagem”, diz Mary.

2. Enquanto as pessoas com afantasia apenas pensam nas memórias, outras pessoas são capazes de relembrar e viver essas memórias.


Com base apenas nesses trechos, é correto afirmar:

  • A Em 1, Mary atribui um valor superior à sua forma sentimental de lembrança em comparação à lembrança por formação de imagens, enquanto, em 2, relembrar e viver a memória imagética é considerado superior ao simples pensar nas memórias.
  • B Em 2, atribui-se o mesmo valor às formas de lembrança das pessoas afetadas e não afetadas pela afantasia, da mesma forma que o trecho em 1, o qual faz equivalerem as memórias sentimentais e as formadas apenas verbalmente.
  • C Em 1, o primeiro trecho entre aspas não atribui valor à forma de lembrança de Mary, mas sim à sua capacidade comunicativa; já em 2, as opiniões expressas tratam exclusivamente de memória e formas de lembrar.
  • D Em 2, atribui-se um valor menor às memórias das pessoas com afantasia do que o valor atribuído, em 1, à forma de lembrança sentimental de Mary.
  • E Em 1, o segundo trecho entre aspas condiciona a formação de lembranças por Mary a seu comportamento instintivo, enquanto, em 2, as capacidades de relembrar e viver as memórias são consideradas mais racionais.

A palavra “enquanto”, em “Enquanto as pessoas com afantasia apenas pensam nas memórias, outras pessoas são capazes de relembrar e viver essas memórias”, pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:

  • A Embora
  • B Ao passo que
  • C Em quanto
  • D Como
  • E Não obstante