Prova da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Administrador - FAURGS (2023) - Questões Comentadas

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De acordo com as técnicas de comunicação não violenta, propostas por Marshall B. Rosenberg, a comunicação não violenta é uma linguagem _______________, que desestimula _______________ estáticas. As avaliações devem sempre se basear nas ___________ específicas de cada momento e ____________.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A dinâmica – generalizações – observações – contexto
  • B rápida – observações – impressões – cultura organizacional
  • C simples – reações – atitudes – contexto
  • D rápida – reações – observações – cultura organizacional
  • E dinâmica – observações – impressões – cultura organizacional

Assinale a afirmação INCORRETA em relação a ameaças de estereótipo, de acordo com o livro Comportamento organizacional (ROBBINS; JUDGE, 2020).

  • A As pessoas se transformam em seus piores inimigos ao se tornarem vítimas da ameaça de estereótipo.
  • B É importante enfatizar as diferenças entre os grupos a fim de evidenciar suas potencialidades distintas.
  • C Confrontar as agressões contra grupos minoritários pode ajudar a reduzir a ameaça de estereótipo.
  • D Os estereótipos são acompanhados do medo de sermos julgados ao sermos identificados com as conotações negativas de um grupo.
  • E O que uma pessoa escolhe dizer sobre si mesma revela sua autoimagem.

Assinale a afirmativa que melhor explica o porquê de o assédio moral organizacional adoecer os trabalhadores de acordo com o livro Estado, poder e assédio (GEDIEL, 2015).

  • A Adoecimento mental é a tônica dos tempos atuais, isso porque a tomada de força de trabalho dá-se hoje de forma acentuada no campo do braçal e do repetitivo.
  • B A educação que os empregadores e seus prepostos na cadeia de comando receberam da família é oposta ao tratamento que dispensam aos seus subordinados, transferindo a figura do próprio pai conciliador, personificada no momento de transmissão das diretrizes empresariais.
  • C O trabalho em equipe nada mais é do que um recurso que permite a identificação entre o trabalhador e o resultado do seu trabalho.
  • D A liquefação dos valores trazidos pela modernidade e que conformaram o solidarismo social sublinha o cooperativismo, que se alia à luta sindical, como forma de ação efetiva.
  • E A condição do trabalhador é naturalmente vulnerável sempre que aquele que lhe dá ordens ultrapassa as fronteiras inerentes ao poder diretivo do empregador.

Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma etapa da avaliação de desempenho segundo o livro Gestão de pessoas em empresas e organizações públicas (DUTRA et al., 2019).

  • A Criação, pelos gestores, de um pacto para que todos utilizem o mesmo conjunto de critérios.
  • B Ritualização de critérios pactuados, que passam a ser utilizados de forma regular em períodos previamente estabelecidos por todos.
  • C Substituição de servidores que não estão de acordo com os critérios pactuados por outros mais motivados.
  • D Criação de grupos de calibragem, com o objetivo de gerar um alinhamento sobre o uso dos critérios e, dessa forma, adotar critérios mais equânimes.
  • E Efetuar a autoavaliação a partir de parâmetros previamente estabelecidos, contratados entre líder e liderado ou definidos pela organização.

De acordo com o livro Gestão de pessoas em empresas e organizações públicas (DUTRA et al., 2019), relacione as colunas abaixo, associando o nível de conflito organizacional e o tipo de conflito com a característica e o desempenho correspondentes.

(1) Nível de conflito baixo ou nenhum, tipo de conflito disfuncional
(2) Nível de conflito ideal, tipo de conflito funcional
(3) Nível de conflito alto, tipo de conflito disfuncional
( ) característica disruptiva, desempenho baixo
( ) característica apática, desempenho baixo
( ) característica inovadora, desempenho alto
( ) característica caótica, desempenho baixo
( ) característica viável, desempenho alto

A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é

  • A 1 – 3 – 2 – 2 – 1.
  • B 3 – 2 – 1 – 1 – 3.
  • C 2 – 1 – 3 – 1 – 2.
  • D 3 – 1 – 2 – 3 – 2.
  • E 2 – 3 – 1 – 2 – 2.