Prova da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Arquiteto - CONSULPLAN (2012) - Questões Comentadas

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Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

As coisas ficaram ainda piores depois de 11 de setembro. O inimigo está em nossa casa, mas agora os meios de comunicação não podem mais monitorá-lo, porque ele está na clandestinidade. Cada ato terrorista vem ampliado pelos meios de comunicação, que, desse modo, fazem o jogo do adversário. Vão tirar de Saddam as armas que o Ocidente lhe ofereceu e que, talvez, ainda lhe esteja fornecendo, mas o verdadeiro inimigo nem sequer precisa mais de armas e tecnologias próprias: usa as daquele que quer destruir.
A discussão sobre a paz referida no primeiro parágrafo do texto:

  • A apresenta a paz como algo bastante próximo da sociedade humana;
  • B indica ser a paz uma criação da mente humana, não uma realidade;
  • C refere-se à paz como um ideal a ser atingido pelo homem;
  • D mostra a paz como um bem teológico, mas não humano;
  • E demonstra que a paz não pode sequer ser imaginada pelo homem.

No texto há elementos chamados dêiticos, cujo significado é dado ao leitor pelo conhecimento da situação em que esse texto é produzido: assim, “perto do final de dezembro” só tem seu significado claramente estabelecido se o leitor souber em que ano o texto foi produzido. O mesmo ocorre em:

  • A “Ao longo dos séculos, a finalidade da guerra tem sido a de derrotar o inimigo”;
  • B “...havia uma condição edênica, depois essa tranquilidade foi violada pelo primeiro ato de violência”;
  • C “a luta é a regra do mundo, e a guerra é a geradora comum e senhora de todas as coisas”;
  • D “No início houve a guerra, e a evolução implica uma luta pela vida”;
  • E “...a Academia Universal das Culturas discutiu em Paris o tema de como se pode imaginar a paz nos dias de hoje”.

Considerando a frase adaptada do texto “A Academia discutiu em Paris o tema de como se pode imaginar a paz nos dias de hoje”; a forma de reescrevê-la que altera o seu sentido original é:

  • A foi discutido em Paris o tema de como se pode imaginar a paz nos dias de hoje;
  • B o tema de como se pode imaginar a paz nos dias de hoje foi discutido em Paris;
  • C a Academia discutiu, nos dias de hoje, como se pode imaginar a paz;
  • D a Academia discutiu em Paris de como pode ser imaginada a paz nos dias de hoje;
  • E como pode ser imaginada a paz nos dias de hoje foi o tema discutido em Paris pela Academia.

“Logo, a paz parece ainda não ser uma meta distante, mas um objeto desconhecido”; assinale a frase correta sobre os componentes desse segmento do primeiro parágrafo do texto:

  • A os termos “meta distante” e “objeto desconhecido” indicam características da paz que se somam;
  • B o emprego da forma verbal “parece” mostra um ponto de vista firmemente estabelecido pela Academia;
  • C o vocábulo “ainda” indica uma esperança do autor do texto a respeito da possibilidade da paz;
  • D o vocábulo “logo” introduz uma conclusão retirada das informações anteriormente fornecidas;
  • E a utilização do vocábulo “meta” indica que a discussão da Academia pretendia alcançar determinados objetivos.

O texto utiliza sinais gráficos para expressar o que deseja. A alternativa em que os sinais gráficos destacados estão adequadamente explicados é:

  • A grafia em itálico e entre aspas em “tranquillita ordinis” para marcar o emprego de estrangeirismo;
  • B emprego de aspas em “a luta é a regra do mundo, e a guerra é geradora de todas as coisas” para indicar que as palavras merecem atenção especial;
  • C uso de parênteses em “(mas também já houve paz soviética, paz otomana, paz chinesa)” para retificar uma informação dada anteriormente;
  • D emprego de parênteses em “se queres a paz (para ti), prepara a guerra (contra os outros)” para desfazer ambiguidades;
  • E emprego de aspas em “nossos” (quarto parágrafo) para indicar uma ironia.