Prova da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2009) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Saber diferenciar processos químicos de processos físicos é de fundamental importância no estudo da Química.

Ocorre um processo químico, por exemplo, quando

  • A uma lata de ferro, jogada há alguns dias ao ar livre, se enferruja.
  • B a água líquida, ao ser aquecida, se transforma em vapor de água.
  • C uma lata de alumínio, na primeira etapa da reciclagem, é amassada.
  • D a água, ao ser resfriada a pressão constante, se transforma em gelo.

Os radicais l ivres têm funções importantes no organismo humano. Não obstante, em excesso eles podem ser prejudiciais, pois danificam as células e o material genético (alteram o DNA). Uma vez formados, os radicais l ivres desencadeiam reações que se propagam a grande velocidade, em conseqüência da alta reatividade.

O comportamento químico dos radicais livres se expl ica pelo fato de eles serem estruturas com

  • A uma carga total negativa.
  • B todos os elétrons emparelhados.
  • C uma carga total positiva.
  • D um elétron desemparelhado.

O elemento químico silício é usado na fabricação de ferramentas e de chips eletrônicos, dentre outras apl icações. Isso se deve ao fato de o silício

  • A ser um metal e apresentar baixo potencial de ionização, isto é, poder ceder elétrons conforme a eletronegatividade do outro elemento com o qual forma uma ligação química.
  • B ser um semimetal e sua última camada apresentar configuração eletrônica de 3s 2 3p1 3p1 3p1 .
  • C ser um semimetal e apresentar eletronegatividade média, isto é, atrair ou ceder elétrons, conforme a eletronegatividade do outro elemento com o qual forma uma l igação química.
  • D ser um não-metal e sua última camada apresentar configuração eletrônica de 3s 2 3p2 3p2 .

O desenvolvimento sustentável pode ser considerado como a busca por alternativas para melhorar as condições de vida sem que se degrade o meio ambiente. A química pode colaborar nessa busca, controlando as reações das substâncias lançadas no ambiente.

Um exemplo típico dessa colaboração é o uso, nos conversores catalíticos dos automóveis, de catal isadores, cuja função, nessa situação, é aumentar a velocidade da reação de poluentes produzidos pela combustão, transformando-os em substâncias menos poluentes, uma vez que

  • A a energia de ativação do complexo ativado, na etapa lenta do mecanismo da reação, diminui.
  • B a energia de ativação do complexo ativado, na etapa lenta do mecanismo da reação, aumenta.
  • C a freqüência dos choques entre as partículas aumenta, sem que a energia de ativação varie.
  • D a freqüência dos choques entre as partículas diminui, sem que a energia de ativação varie.

Num laboratório de química, o estoque de reagentes disponível pode ser formado por soluções concentradas. Partir-se de uma solução concentrada para se obter uma solução di luída é um procedimento de rotina em laboratório
Na preparação de uma solução di luída, com base em uma mais concentrada, retira-se um volume de solução concentrada de hidróxido de sódio (NaOH) 1 mol/L para se preparar 500 mL de uma solução di luída de 0,2 mol/L. Se Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas o volume inicial de solução de NaOH 1 mol/L retirado para se obter a solução di luída corresponderá a:

  • A 40 mL
  • B 200 mL
  • C 125 mL
  • D 100 mL