Prova do (2016) - Questões Comentadas

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Sobre a obra “Meia Pata”, de Ricardo Dantas, avalie:


I - Daniel Silva, protagonista, com uma equipe de trabalhadores formada com mão de obra local, dentre a qual está o velho caçador Xereta e seu filho Ronaldo, um experiente rastreador florestal, adentram a mata fechada, muito traiçoeira e perigosa, visando estudar a biodiversidade amazônica;

II - É um romance autobiográfico que retrata a saga de Daniel Silva e as conquistas entre os povos indígenas de Roraima, consagradas após o casamento com a indígena Iara Parente, uma linda indígena da etnia Wapixana;

III - A obra descreve minuciosamente a experiência vivida por Daniel Silva, na região mais isolada e peculiar da Amazônia, e as vivências de um romance inusitado e místico com Iara Parente, uma linda indígena da etnia Macuxi, além de um embate por luta de território e respeito com a maior predadora da floresta, a onça-pintada;

IV - O argumento do romance “Meia Pata” se passa em Roraima, no final da década de oitenta e conta a saga do biólogo Daniel Silva, que objetiva estudar a maior diversidade ecológica do planeta.


São VERDADEIRAS:

  • A II e IV;
  • B apenas a IV;
  • C I, III e IV;
  • D I e II;
  • E apenas a II.

A Semântica, ramo da Linguística que estuda a significação das palavras, aponta para questões importantes referentes ao estudo da linguagem, tais como: a sinonímia, a antonímia, a homonímia e a polissemia. Os adjetivos destacados no texto, guardados os mesmos sentidos, podem ser substituídos, respectivamente, por seus sinônimos, EXCETO:

  • A destruídas, fortes, congelado, exorável, cortadas;
  • B assoladas, robustos, sólido, apiedada, colhidas;
  • C aniquiladas, vigorosos, condensado, compassiva, abatidas;
  • D preservadas, friáveis, evoluído, truculenta, semeadas;
  • E assoladas, rijos, consolidado, enternecida, derrubadas.

As figuras de estilo permitem ao autor o uso mais eficaz da linguagem como fenômeno social, vislumbrando, no simbolismo das palavras, a construção das obras literárias. Como se sabe as figuras de linguagem podem ser subdivididas em: de palavras, de pensamento e de construção. No poema grafado por Eli Macuxi está presente uma figura de construção que permite a sonorização por meio da repetição de um determinado som nos versos destacados, qual seja:

  • A Aliteração;
  • B Anacoluto;
  • C Anáfora;
  • D Elipse;
  • E Pleonasmo.

A partir do texto, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Toda a experiência da primeira turma de acadêmicos do 3.° Grau Indígena no Brasil foi marcada por não poucos êxitos e obstáculos;
  • B A criação da primeira universidade indígena no Brasil se deu em Mato Grosso, na Universidade Estadual de Mato Grosso, no câmpus de Barra do Bugres;
  • C Levando em consideração diversidade e força cultural, Mato Grosso possui uma expressiva população indígena;
  • D O fato de em Mato Grosso não haver um clima social e político de simpatia pelos índios caracteriza a implementação da primeira universidade indígena como algo surpreendente. Ao mesmo tempo, em virtude de a população indígena do estado ser expressiva, tal implementação era aparentemente previsível e desejada
  • E Das 35 etnias que compõem a população indígena de Mato Grosso, a que tem menor número de indígenas é a Trumai.

Com base no texto, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Em “Foi um exercício contínuo de criatividade e coerência”, o elemento sublinhado trata-se de uma conjunção coordenativa aditiva com a função de conectar duas orações em um mesmo enunciado;
  • BNo início do século XXI – um recomeço e uma virada – aconteceu algo importante na cena da “nova” educação escolar conquistada pelos povos indígenas no Brasil, proposta a eles pelo estado brasileiro”. A sequência sublinhada tem função sintática de adjunto adverbial de tempo;
  • C “Ocorreu algo surpreendente lá, onde o clima social e político não é certamente de simpatia pelos índios, mas ao mesmo tempo algo aparentemente previsível e desejável, num estado com uma expressiva, em termos de diversidade e força cultural, população indígena”. A expressão “lá” funciona como adjunto adverbial e refere-se a Mato Grosso;
  • D No texto, o verbo “pontuar” é sinônimo de “marcar”, “caracterizar”. Pertence à 1.a conjugação e classifica-se como um verbo transitivo direto;
  • E “Mato Grosso viu o início da primeira universidade indígena, um projeto que tinha como meta a tradução dos princípios da especificidade e da interculturalidade para a formação em nível superior”. No que se refere à classe gramatical, as palavras destacadas no trecho são, respectivamente: um adjetivo, um substantivo e uma preposição.