Prova da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Assistente de Laboratório - COPERVE - UFSC (2018) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Segundo o Texto 1, é correto afirmar que:

  • A o cérebro humano armazena muito mais dados do que os computadores de última geração.
  • B os computadores são tão rápidos e potentes quanto o cérebro humano na hora de resolver cálculos.
  • C o cérebro humano funciona exatamente como o rádio de um carro.
  • D os neurônios se comunicam exatamente como os componentes de um computador.
  • E a eficiência do cérebro humano está associada ao fato de que ele pode falhar.

Considere as seguintes afirmativas referentes ao Texto 1 e assinale a alternativa correta.
I. O computador mais potente do mundo executa tarefas complexas gastando pouca energia. II. Deixando de lado a capacidade de resolver equações, o cérebro humano é muito mais potente do que qualquer computador. III. O cérebro humano consome menos da metade das calorias que ingerimos. IV. Os laptops não têm a mesma velocidade de processamento de dados que os computadores superpotentes.

  • A Somente as afirmativas I e II estão corretas.
  • B Somente as afirmativas II e III estão corretas.
  • C Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
  • D Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
  • E Somente as afirmativas I e III estão corretas.

De acordo com a norma padrão escrita da língua portuguesa, leia as afirmativas abaixo e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F). Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) A frase “Os computadores são melhores do que nós na hora de resolver equações ou manipular grandes quantidades de dados, por exemplo” (linhas 10 e 11) expressa uma relação de comparação entre dois elementos. ( ) Em “Se ele usasse mais eletricidade, precisaríamos comer mais – mas, para nossos antepassados, não era simples conseguir alimento” (linhas 26 e 27), a conjunção destacada introduz uma frase que expressa a ideia de oposição. ( ) Na frase “Além disso, a sobrevivência humana não exige precisão absoluta” (linha 28), o termo destacado pode ser substituído pela conjunção “contudo” sem prejudicar o significado do texto. ( ) Em “Pense no rádio do seu carro” (linhas 20 e 21), o verbo está conjugado no modo indicativo.

  • A V – V – F – F
  • B V – F – F – V
  • C F – V – V – F
  • D V – F – V – F
  • E F – F – V – V

Observe as sentenças abaixo, retiradas do Texto 1. Considerando os pronomes destacados, assinale a alternativa correta.
I. “Quando você sai em viagem, a sua estação favorita começa a perder qualidade, e você ouve interferência. Isso ocorre porque a onda eletromagnética da rádio está fraca quando chega ao seu aparelho.” (linhas 21 a 23) II. “Dentro do cérebro, ocorre algo parecido. Para melhorar a qualidade dos sinais, seria necessário amplificá-los com mais energia.” (linhas 23 e 24) III. “Nossa memória não é fotográfica, mas funciona. Mesmo depois de aprender uma tarefa, como tocar violão, costurar ou falar um idioma, podemos errar ao executá-la.” (linhas 30 a 32)

  • A Em I, o termo “isso” retoma a frase “quando você sai em viagem”.
  • B Em II, o termo “los” pode ser substituído pelo pronome “ele” sem violar a norma padrão escrita da língua portuguesa.
  • C Em III, o termo “la” recupera o nome “memória”.
  • D Em II e III, os termos “los” e “la” exercem a função de complemento verbal.
  • E Nas frases I, II e III, os termos destacados têm a função de recuperar um nome.

Considere os seguintes trechos, retirados do Texto 1.
“Os computadores são melhores do que nós na hora de resolver equações ou manipular grandes quantidades de dados, por exemplo. Mas o cérebro humano ainda é vastamente superior em todo o resto.” (linhas 10 a 12)
“Como ele consegue fazer isso, e gastando tão pouca energia? Parte da resposta pode ser resumida numa característica peculiar: o cérebro é eficiente porque ele se permite errar.” (linhas 13 e 14)
“Além disso, a sobrevivência humana não exige precisão absoluta. Quando queremos expressar ideias, às vezes temos dificuldade de encontrar as palavras certas, e ainda assim conseguimos nos comunicar.” (linhas 28 a 30)
“Alguns cientistas acreditam que os erros elétricos do cérebro, que alteram de forma imprevisível as informações transmitidas entre neurônios, estejam entre os responsáveis pela criatividade humana.” (linhas 32 a 35)
Com relação às classes de palavras, os termos destacados são, respectivamente:

  • A advérbio, adjetivo, preposição e pronome.
  • B advérbio, adjetivo, pronome e preposição.
  • C adjetivo, substantivo, conjunção e preposição.
  • D adjetivo, advérbio, pronome e conjunção.
  • E advérbio, substantivo, preposição e pronome.