Prova da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) - Bibliotecário - FUNDEP (Gestão de Concursos) (2023) - Questões Comentadas

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Para defender a decisão da mãe de reafirmar a posição de que ela iria, em definitivo, “dar a luz a sua filha”, o autor usou como argumento

  • A a alegação do jurista de que há somente problema de quebra de significado tradicional no ato pretendido pela gestante.
  • B a declaração de que mães Brasil afora continuarão com a prática ilegal, dando luz a seus filhos e mandando a tradição às favas.
  • C a defesa de que luz, no uso linguístico requerido, é invariavelmente objeto indireto, e criança, objeto direto.
  • D a referenciação à fala do coordenador do MBC, o qual questiona a quebra da tradição gramatical no uso da língua.

No tocante à progressão textual, é incorreto afirmar que

  • A no primeiro parágrafo, é apresentado o contexto da situação, para introduzir ao leitor o assunto sobre o qual se desenvolverá o texto como um todo.
  • B no segundo parágrafo, há uma descrição da situação, seguida de uma consideração sobre diferentes usos linguísticos da expressão alvo da discussão.
  • C no quarto parágrafo, evidenciam-se argumentos que sustentam a tese defendida pela futura mãe, com base em referências a discussões atuais.
  • D no último parágrafo, é introduzida uma contra-argumentação acerca do assunto narrado, de forma a marcar o posicionamento explícito do autor.

De acordo com o texto, a instrutora de artes marciais Selina Caio

  • A afirma que assumir uma regra variante da língua a levará a assumir uma regência tradicional sobre o ato de trazer uma criança ao mundo.
  • B considera razoável que seu desejo seja questionado porque o que ela quer se configura como uma variante linguística compreendida por muitos.
  • C opõe-se às considerações feitas pelo jurista Adalberto Kaspary, para quem o termo “dar a luz”, no caso, é de uso consolidado pela norma-padrão.
  • D usa, em seu desejo de dar luz a uma criança, de argumentos que visam a questionar valores outros da sociedade contemporânea.

Assinale a alternativa em que a reescrita do trecho mantém o sentido original do texto e está correta, de acordo com norma-padrão prescrita na Gramática Tradicional.

  • A “A instrutora de artes marciais Selina Caio diz não aguentar mais ser repreendida...”
    A instrutora de artes marciais Selina Caio diz não aguentar ser mais repreendida...
  • B “Apesar de a legislação prever que, nesses casos, a luz seja incondicionalmente objeto indireto...” Apesar da legislação prever que, nesses casos, a luz seja incondicionalmente objeto indireto... 
  • C “Por se tratar de eufemismo que permite interpretação metafórica oposta...” Por se tratar de eufemismo que permite oposta interpretação metafórica... 
  • D “Diante de tantos homens opinando sobre a questão, a futura mãe apontou a total incompetência deles para tratar do assunto...”
    Opinando sobre a questão, diante de tantos homens, a futura mãe, ao tratar do assunto, apontou a total incompetência deles...

Assinale a alternativa em que o termo destacado pode ser substituído pelo termo entre parênteses sem gerar alteração de sentido do texto.

  • A “... o que ocorre com frequência na prática e de forma ilegal – é a mãe tratar a luz como objeto direto, e sua cria como indireto.” (mas)
  • BSe tais regras linguísticas não foram assimiladas pela sociedade, seria melhor que não houvessem sido criadas.” (como)
  • C “Ora, quem dá a luz a uma criança, ou dá uma criança à luz, como eles desejam, é só a mulher.” (conforme)
  • D “... o advogado de Selina acredita que a Justiça poderia admitir a forma inversa, alternativa e facultativa para que a luz seja objeto direto dessa ação...” (desde que)