Prova da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Técnico - Assuntos Educacionais - UFSM (2015) - Questões Comentadas

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Com relação à grafia e ao sentido, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.

  • A propensão - sem dúvida - prescindível à
  • B estima - de certo - imprescindível a
  • C predileção - certamente - imprecindível a
  • D inclinação - com certeza - fundamental a
  • E preferência - decerto - essencial à

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O currículo é a soma de tudo que se propõe como produção do conhecimento na instituição educativa. Como tal, NÃO é característica do currículo em uma instituição educativa:

  • A Conjunto dos componentes curriculares.
  • B Seleção, recorte e organização da cultura.
  • C Experiências a serem vivenciadas pelos estudantes na instituição educativa.
  • D Concretização e viabilização das intenções constantes no projeto pedagógico.
  • E Conjunto de normas a serem obedecidas pelos sujeitos da escola, decididas e expressas no Regimento Escolar.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Para se afirmar que o trabalho em educação pressupõe que os professores produzam conhecimento em aula, é necessário, antes, descrever o que é esse trabalho. Pode-se considerar que uma das dimensões desse trabalho é ensinar, de modo que os sujeitos, ao interagirem, produzam conhecimento. Assinale a alternativa que NÃO descreve o que é ensinar, em uma perspectiva interativa:

  • A Processo repleto de sentidos que permite compromisso e colaboração entre professores e estudantes.
  • B Processo que visa ao desenvolvimento da autonomia de professores e estudantes.
  • C Processo cujo único objetivo é atingir as metas do projeto pedagógico elaborado pelos sistemas municipais de ensino.
  • D Processo que visa a alcançar os objetivos estabelecidos pelo planejamento coletivo na instituição escolar.
  • E Processo que visa tanto a alcançar as intencionalidades da educação planejadas pelos professores quanto as exigências individuais dos estudantes.

Observe.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Contrariamente à ideia veiculada pela imagem acima, protagonizada por Mafalda, clássica personagem do cartoon argentino, a pesquisa em educação é uma atividade cotidiana para descrever, compreender ou explicar algo. Especialmente, na área educacional, a pesquisa se reveste de características específicas. Assinale a alternativa que contém essas características: 

  • A O conhecimento produzido apresenta elementos comuns ao produzido em outras áreas, por isso, os métodos aplicados na pesquisa em educação são transpostos das áreas da Psicologia, em especial da Gestalt, do Behaviorismo e do Cognitivismo.
  • B Somente se trabalham com técnicas quantitativas, pois, na pesquisa em educação, os dados têm prioridade na análise.
  • C O conhecimento produzido diz respeito à intervenção intencional no âmbito da socialização e a metodologias do trabalho didático pedagógico em setores populacionais, com objetivos de compreensão desse trabalho e de seu potencial de transformação.
  • D São necessárias habilidades e competências de pesquisador, que, devido ao fato de a área educacional ser nova, são originárias da área da Administração e da Economia.
  • E É uma pesquisa que acontece somente no campo escolar, pois é o espaço e o tempo de os sujeitos aprenderem.

Considerando-se esse contexto é correto afirmar:

  • A No Brasil colonial, os jesuítas criaram uma pedagogia desenvolvida em várias obras que destacam aspectos como a não-diretividade e o currículo integrado.
  • B A pedagogia jesuítica incluía a crença de que os índios eram seres sem alma, sem linguagem e, por isso, capazes de recriar e ampliar os dogmas católicos.
  • C No primeiro século da história do Brasil, os jesuítas inauguraram no país uma pedagogia, cuja base era a catequese e a instrução, além da imposição da cultura europeia.
  • D Não se pode falar em pedagogia no Brasil colonial, pois a educação era basicamente catequese dos índios, não havia livros didáticos e não havia escolas.
  • E Para a metrópole portuguesa, a colônia brasileira deveria ser submetida a um amplo, erudito e rico processo educacional, pois estariam, assim, em acordo com a cultura europeia e esse deveria ser o objetivo primordial dos padres jesuítas no Brasil no século XVIII.