Prova da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG) - Assistente Administrativo - UFU-MG (2012) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Mas esse modesto personagem revolucionou o seu roteiro: sobreviveu a glaciações, espalhou-se da África para outros continentes, tomou conta do mundo e interferiu em praticamente todos os ecossistemas. (linhas 4-7)

No período acima, os dois pontos podem ser substituídos, sem alteração de sentido, por

  • A quando
  • B uma vez que
  • C e
  • D portanto

Os trechos abaixo foram adaptados de um texto de Istoé, de 8 de dezembro de 2011. Numere os parênteses de modo a construir uma sequência expositiva/argumentativa possível para os trechos abaixo.

( ) Pesquisadores da Universidade de Warwick, na Inglaterra, descobriram que a equação não é assim tão simples. Eles concluíram que melhorias em funções cognitivas como a memória, a atenção e o raciocínio trariam uma piora do desempenho de outras. Para os cientistas, a ideia de um super-cérebro só seria possível na ficção científica.
( ) Eles descobriram que, em geral, indivíduos com habilidades cognitivas muito elevadas – como pessoas que têm uma memória fotográfica, muito acima do normal – geralmente têm também algum tipo de transtorno, como autismo e problemas neurológicos associados ao crescimento cerebral. E mesmo os remédios que melhoram a atenção podem ter um efeito negativo: para quem não tem problema de foco e se medica na esperança de melhorar o desempenho nas tarefas cotidianas, o resultado pode ser exatamente o oposto.
( ) A inteligência sempre foi uma característica essencial para a sobrevivência e a evolução dos seres humanos. Nossa capacidade de resolver problemas complexos, trabalhar de forma cooperativa e entender a passagem do tempo estão por trás do sucesso de nossa espécie.
( ) Para chegar a essa conclusão, o psicólogo Thomas Hills, de Warwick, e Ralph Hertwig, da Universidade de Basel, analisaram estudos de vários tipos, entre eles pesquisas sobre a mente dos autistas e sobre os efeitos de remédios como a Ritalina, que aumentam a atenção.
( ) Segundo Hills, o estudo sugere que há um limite para melhorar as funções cognitivas. Um exemplo simples é o uso de cafeína para aumentar a atenção. A pessoa pode até ficar mais alerta, mas seu nível de ansiedade pode aumentar e sua coordenação motora fina pode piorar.
( ) Mas se a inteligência é assim tão fundamental para a sobrevivência da espécie, por que não somos ainda mais inteligentes – ou seja, mais adaptados aos desafios representados pelo mundo – do que somos?

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

  • A 2 - 3 - 5 - 6 - 1 - 4
  • B 1 - 2 - 3 - 6 – 4 - 5
  • C 4 - 6 - 1 - 2 – 5- 3
  • D 3 - 5 - 1 - 4 – 6 - 2

Eles descobriram que, em geral, indivíduos com habilidades cognitivas muito elevadas – como pessoas que têm uma memória fotográfica, muito acima do normal – geralmente têm também algum tipo de transtorno, como autismo e problemas neurológicos associados ao crescimento cerebral. E mesmo os remédios que melhoram a atenção podem ter um efeito negativo: para quem não tem problema de foco e se medica na esperança de melhorar o desempenho nas tarefas cotidianas, o resultado pode ser exatamente o oposto.

( Trecho adaptado de Istoé, de 8 de dezembro de 2011)

As formas verbais negritadas acima expressam, respectivamente,

  • A uma ação concluída, um estado permanente, um fato atual.
  • B uma ação repetida ou contínua, um fato atual, uma ação habitual.
  • C um fato passado habitual, uma faculdade do sujeito, um fato que seria consequência certa e imediata de outro.
  • D uma ação que ocorreu antes de outra ação passada, um fato atual, uma ação habitual ou repetida.

Leia as afirmações abaixo relacionadas com o Sistema Operacional Windows XP e com seus componentes.

I. O Painel de Controle é uma ferramenta de sistema do Microsoft Windows, que consiste em personalizar as configurações do computador e que permite acessar cada um dos dispositivos componentes do computador, harmonizando o software ao hardware.
II. Por padrão, todo arquivo deletado (apagado) do disco rígido local será enviado para a Lixeira, porém, se este arquivo estiver em um disco removível, será excluído permanentemente e não enviado para a Lixeira.
III. O recurso de Limpeza de Disco fornece uma forma centralizada de apagamento de arquivos desnecessários de diversos programas do sistema.
IV. Para alterar a resolução da tela, o usuário deve acessar o Painel de Controle do Windows XP, clicar em Aparência e Temas e, em seguida, clicar em Alterar a resolução de tela. Ao entrar em Resolução da tela, arrastar o controle deslizante para alterar a resolução da tela. A resolução mais alta de tela aumenta os tamanhos dos itens e da área de trabalho.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas I e IV.
  • C Apenas IV.
  • D Apenas I, II e III.

Com relação às tabelas no MS Word 2007, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A tecla BACKSPACE permite excluir uma tabela selecionada e seu conteúdo.
  • B Para inserir um caractere de tabulação em uma tabela, deve-se pressionar a tecla TAB.
  • C A tecla DELETE permite excluir o conteúdo de uma tabela selecionada.
  • D Para numerar as linhas de uma tabela, basta selecionar a coluna que receberá a numeração e pressionar o botão “Numeração”.