Prova da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG) - Assistente Administrativo - UFU-MG (2017) - Questões Comentadas

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É papel dos elementos de conexão textual estabelecer distintas relações de sentido entre as partes/ideias de um texto. Considerando essa afirmação, entende-se que, em “Ser capaz de reconhecer quando outras pessoas estão chateadas, animadas ou irritadas é considerada uma habilidade importante para a inteligência emocional. Mas um estudo da Escola de Administração de Frankfurt encontrou o lado negativo dessa ‘esperteza’” (linhas 4 a 6), o elemento destacado estabelece relação de

  • A soma de ideias, o que mantém a direção argumentativa.
  • B oposição de ideias, o que altera a direção argumentativa.
  • C conclusão de uma ideia, o que mantém a direção argumentativa.
  • D explicação de uma ideia, o que altera a direção argumentativa.

Visando a comprovar que há uma relação entre empatia e estresse, a autora do texto

  • A apresenta resultados científicos, que são contestados com base em conhecimento de senso comum.
  • B apresenta resultados precisos e confiáveis, que foram encontrados em um renomado estudo desenvolvido pela Escola de Administração de Frankfurt.
  • C apresenta resultados científicos, alternados com a emissão de alguns pontos de vista próprios.
  • D elabora e defende sua própria teoria, tendo como base os resultados obtidos por diferentes pesquisadores.

Na passagem do texto “Como o estudo tinha uma amostra limitada, é difícil afirmar que essa reação é de fato universal. Mesmo assim, os resultados dão indícios de que essa “conexão” com a emoção alheia nos torna mais sensíveis a ela.” (linhas 18 a 20), o conectivo destacado é usado para

  • A indicar a eficiência das pesquisas científicas.
  • B garantir a confiabilidade do estudo realizado.
  • C manipular os resultados obtidos pela pesquisa.
  • D ratificar os resultados obtidos pela pesquisa.

Os textos que produzimos nas diversas e variadas situações discursivas em que nos inserimos podem ser classificados a partir, por exemplo, da predominância de passagens narrativas, descritivas, injuntivas e/ou argumentativas. Considerando-se essa afirmação, conclui-se que o texto apresentado é predominantemente

  • A argumentativo, uma vez que a autora, visando a defender um ponto de vista, recorre a fatos e argumentos na tentativa de fazer com que seu interlocutor se torne “cúmplice” do seu “dizer” e, portanto, concorde com seu ponto de vista a respeito do tema tratado.
  • B narrativo, uma vez que a autora objetiva apresentar ao leitor um acontecimento. Para isso, narra, detalhadamente, um fato real, a partir do qual o leitor, no caso, consegue identificar os elementos caracterizadores dessa tipologia: quem/o que? Quando? Onde? Por quê?
  • C injuntivo, uma vez que, no texto apresentado, a autora, objetivando fazer com que o leitor adira ao seu ponto de vista, usa estratégias que podem ser consideradas mais “atraentes” aos olhos desse leitor, como a escolha do tema e o uso da primeira pessoal do plural no final do texto, por exemplo.
  • D descritivo, uma vez que, no texto apresentado, a autora faz questão de apontar detalhes do tema tratado. Para isso, recorre ao uso de uma quantidade relativamente alta de elementos qualificadores, como “essencial”, “difícil”, “novos”, entre vários outros.

A afirmação de que “quem tem uma percepção muito aguçada das emoções alheias corre o risco de se estressar mais” (linhas 2 e 3) é

  • A confrontada ao longo do texto, uma vez que a autora apresenta estudos que têm conclusões diferentes a respeito dessa afirmação.
  • B falsa, uma vez que, segundo a autora, a amostra de pesquisa é insuficiente para se chegar a conclusões pontuais.
  • C comprovada ao longo do texto, uma vez que a autora apresenta resultados obtidos por estudos científicos.
  • D equivocada, uma vez que, se, como afirma a autora, “Empatia é essencial para as relações humanas”, não seria possível correlacionar empatia e estresse.