Prova da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) - Bibliotecário - COPEVE-UFAL (2015) - Questões Comentadas

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“ANOREXIA EMOCIONAL” E VÍNCULOS AFETIVOS

As formas mais conhecidas de compulsão emocional são a sexual e a codependência. Na primeira, os portadores praticam sexo de maneira incontrolável (e, às vezes, sem critérios na escolha dos parceiros), e, na codependência, as pessoas se afogam em relacionamentos problemáticos, pouco saudáveis e o veem como base e o objetivo da sua existência.

A “anorexia emocional” também se enquadra como compulsão emocional, mas se afasta das demais compulsões que geralmente estão associadas à falta de controle e ao exagero. A “anorexia emocional” trata das dificuldades de envolvimento e de se estabelecer vínculos afetivos, sendo considerada compulsão pelo fato de existir uma força que conduz o portador a repetir um ato deliberado, ou até mesmo contrário à vontade.

Disponível em: . Acesso em: 01 dez. 2014

O uso reiterado das aspas na expressão “anorexia emocional ” se justifica para
  • A apontar a citação de um neologismo
  • B provocar surpresa, dúvida ou hesitação.
  • C realçar ironicamente a expressão destacada
  • D ressaltar a ocorrência de empréstimos linguísticos.
  • E acentuar valor significativo à expressão destacada.
ANESTESIA APAGA MEMÓRIAS RUINS

O gás xenônio, que é usado em faróis de carro (pois gera luz quando recebe eletricidade) e também como anestésico, tem uma terceira utilidade: eliminar memórias traumáticas. Pelo menos em cobaias de laboratório. A descoberta é de cientistas americanos, que submeteram um grupo de ratos a uma situação desagradável – quando tocava um determinado som, eles levavam um choque. As cobaias que inalaram xenônio se esqueceram desse fato e passaram a ignorar o alertasonoro. O efeito acontece porque o gás bloqueia a ação de um aminoácido chamado NMDA, que é necessário para a preservação das memórias.

NOGUEIRA, Salvador. Super Interessante. p. 10. nov. 2014.

A oração destacada no texto classifica-se como
  • A coordenada explicativa.
  • B subordinada adjetiva restritiva.
  • C subordinada adjetiva explicativa
  • D subordinada substantiva apositiva
  • E subordinada adverbial concessiva
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Os pronomes demonstrativos estabelecem referências espaciais e temporais em relação às pessoas do discurso. Qualalternativa apresenta o uso correto desses pronomes?

  • A Nesse ano estou estudando mais
  • B Sombra e água fresca; é disto que preciso.
  • C Essa cicatriz no meu braço eu ganhei na infância.
  • D Estas são as frutas de que gosto: banana, maçã e melancia
  • E Gosto muito de teatro e música: este porque encanta; aquela porque instrui.

Robert Louis Stevenson saiu de casa e fez a longa caminhada até a praia no momento exato em que o sol se punha.Por causa das árvores, da varanda não se avistava o mar, que, duzentos metros abaixo, penetrava as extremidades de dois vales cobertos de mata; para apreciar o mergulho final do sol antes de ter início a escuridão límpida, o melhor era postar-se em meio à s raízes dos mangues, apesar (disse ele a si próprio, enchendo-se de coragem) dos mosquitos e dos flebótomos. Stevenson levou algum tempo para se dar conta da presença de um outro vulto humano, porque este parecia ser apenas mais uma sombra em meio a sombras; porém a figura virou-se e por um momento deu a impressão de que estava olhando para ele. O homem usava um chapéu de aba larga semelhante ao que o próprio Stevenson tinha n a cabeça; e este, embora visse que a pele do outro era branca, não conseguia distinguir suas feições.

MANGUEL, Alberto. Stevenson sob as palmeiras. Trad. Paulo Henriques Brito. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 11

Considerando o emprego dos tempos e modos verbais, predominam no texto

  • A o pretérito perfeito e o imperfeito do indicativo
  • B o presente e o pretérito imperfeito do indicativo.
  • C o futuro do pretérito e o futuro simples do subjuntivo.
  • D o pretérito imperfeito e o futuro simples do indicativo.
  • E o pretérito perfeito e o mais-que-perfeito do subjuntivo

Analise as frases seguintes.

I. Eu estou indo para o banco.

II. Eu não posso falar de chocolate.

III. Todos os alunos comeram seis sanduíches.

IV. Homens e mulheres competentes têm os melhores empregos.

Observando a organização sintática dos elementos na sentença e as interpretações semânticas, essas frases geram que fenômeno semântico?

  • A Anáfora
  • B Sinonímia.
  • C Antonímia.
  • D Conotação.
  • E Ambiguidade.