Prova do - UNEB (2014) - Questões Comentadas

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Considere a sequência s: 2, − 2, 10, − 26, 82, ... Continuando com a mesma regularidade, pode-se afirmar corretamente que o próximo elemento de s é

  • A − 246
  • B − 242
  • C − 238
  • D − 234
  • E − 230

De acordo com as ideias desenvolvidas pela articulista, é correto afirmar que a cultura de massa

  • A é vista pela sociedade como um fenômeno positivo, capaz de mobilizar reflexões e comportamentos críticos.
  • B constitui a principal representante da ideologia de instituições consolidadas na sociedade, como a família e a escola.
  • C constitui a principal representante da ideologia de instituições consolidadas na sociedade, como a família e a escola.
  • D representa a ideologia hedonista e manipuladora do poder, apresentando valores consumistas que desconstroem o conceito de cidadania.
  • E apresenta, alternativamente, aspectos positivos e negativos, havendo um diálogo entre os elementos de produção e os de recepção, como sujeitos agentes do processo comunicativo.

Com a escassez de água, no planeta, a palavra de ordem é economizar! Pensando assim, um cidadão encheu um barril, depósito que estava vazio, com 16 litros de água. Depois, equivocado, retirou 4 litros e os substituiu por 4 litros de rum. Em seguida, retirou 4 litros da mistura e os substituiu por outros 4 litros de rum. Repetiu a operação por outros 4 litros de rum, e continuou repetindo a operação uma 4ª vez, e seguiria assim por diante. Preocupado com o que estava fazendo, pensou em parar, pois, afinal, na mistura, a parte de água que ainda restava, em litros, era de, apenas,

  • A 81/256
  • B 0,424
  • C 0,5
  • D 155/256
  • E 0,684

O fragmento do texto que explicita a contra-argumentação de um discurso já consolidado sobre as culturas de massa está presente em

  • A “Estão estreitamente influenciados pela trajetória e apropriação de um capital cultural oriundo da família e das instituições educativas pelas quais quase todos experimentam ao longo de suas vidas.” (l. 7-10).
  • B “apoio a ideia de que a cultura de massa pode ser considerada uma terceira cultura, ou seja, uma cultura que se alimenta a partir de uma relação de interdependência com outras culturas, seja esta escolar, seja nacional, seja religiosa.” (l. 12-16).
  • C “Creio que, dessa forma, posso compreender o processo comunicativo proposto pela TV e demais mídias como um processo de interação, um diálogo contínuo entre criação (produtor) e consumo (receptor).” (l. 20-24).
  • D “acredito que o receptor da mensagem midiática, televisiva ou não, não é passivo, não apreende as mensagens tal como foram propostas. A recepção não é o estágio final do processo comunicativo.” (l. 25-29).
  • E “A etapa da interiorização é essencialmente particular e singular, derivada sobretudo da trajetória anterior de cada um.” (l. 33-35).

Uma empresa pode gastar, no máximo, R$15000,00 para comprar 400 unidades de certo material. De determinada marca, o material custa R$25,00 por unidade, e de outra, de melhor qualidade, custa R$45,00 por unidade. Efetuada a compra, tem-se que a razão entre o número de unidades compradas da melhor marca e o da marca inferior deve ser, no máximo,

  • A 5/9
  • B 3/5
  • C 3/2
  • D 5/3
  • E 9/5