Prova da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Assistente de Suporte Acadêmico - VUNESP (2013) - Questões Comentadas

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Uma das qualidades do livro de Eric Kandel destacadas por Hélio Schwartsman é;

  • A o fato de o neurocientista abordar temas que são incompatíveis com a ciência, como a história e a arte
  • B a clareza com que o neurocientista explica a influência que a arte vienense exerceu sobre a Escola Médica de Viena.
  • C a maneira como o neurocientista relaciona estética, história e ciência ao tratar do modernismo vienense.
  • D a originalidade em demonstrar como as ideias de Newton exerceram influência direta sobre os pintores modernistas
  • E a precisão das descrições técnicas do neurocientista, que confere maior credibilidade às teorias iluministas.

Considere as seguintes passagens do texto:

• Kandel destrincha escritos de Sigmund Freud e Arthur Schnitzler e as pinturas de Gustav Klimt, Oskar Kokoschka e Egon Schiele... (terceiro parágrafo)

• Ele também escarafuncha nossos cérebros... (quarto parágrafo)

Com o emprego dos termos destacados, Hélio Schwartsman afirma que Eric Kandel apresenta análises;

  • A superficiais.
  • B refutáveis
  • C contraditórias.
  • D rudimentares.
  • E pormenorizadas.

Considere a seguinte passagem do quarto parágrafo para responder à questão.

Ele também escarafuncha nossos cérebros para revelar os mecanismos neuronais da visão e da percepção que esses pintores exploraram tão bem, ainda que não tivessem tanta clareza sobre seu funcionamento.

As expressões para e ainda que, em destaque, estabelecem, respectivamente, relações de

  • A causa e comparação.
  • B finalidade e conformidade.
  • C causa e consequência.
  • D finalidade e concessão.
  • E modo e comparação

Considere a seguinte passagem do quarto parágrafo para responder à questão.

Ele também escarafuncha nossos cérebros para revelar os mecanismos neuronais da visão e da percepção que esses pintores exploraram tão bem, ainda que não tivessem tanta clareza sobre seu funcionamento.

O trecho – ... ainda que não tivessem tanta clareza sobre seu funcionamento. – está corretamente reescrito, seguindo a norma-padrão da língua portuguesa, em:

  • A .. ainda que não conhecessem totalmente sobre como funcionam
  • B ... ainda que não tivessem total conhecimento de como funcionam
  • C ... ainda que seu funcionamento não os fosse de total conhecimento.
  • D ... ainda que não lhes conhecessem totalmente seu funcionamento
  • E ... ainda que não se conhecesse totalmente ao seu funcionamento.

Um dos sentidos do termo anódinas, que se ajusta ao contexto em que é empregado no último parágrafo do texto, é;

  • A fantásticas.
  • B instigantes
  • C revolucionárias.
  • D oportunas.
  • E desinteressantes.