Prova da Universidade de Caxias do Sul - RS (UCS) - Vestibular - Universidade de Caxias do Sul - RS (2015) - Questões Comentadas

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No romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, a aquisição da fazenda São Bernardo pelo narrador-protagonista, Paulo Honório, ilustra o capitalismo predatório, sistema econômico que prima pelo acúmulo de capital a qualquer custo. A citação que melhor caracteriza esse sistema econômico é:

  • A “Até os dezoito anos gastei muita enxada ganhando cinco tostões por doze horas de serviço". (RAMOS, 1977, p. 13).
  • B “A cerca ainda estava no ponto em que eu a tinha encontrado no ano anterior. Mendonça forcejava por avançar, mas continha-se; eu procurava alcançar os limites antigos, inutilmente". (RAMOS, 1977, p. 30).
  • C “Fiz coisas boas que me trouxeram prejuízo; fiz coisas ruins que deram lucro. E como sempre tive a intenção de possuir as terras de S. Bernardo, considerei legítimas as ações que me levaram a obtê-las". (RAMOS, 1977, p. 37).
  • D “Resolvi estabelecer-me aqui na minha terra, município de Viçosa, Alagoas, e logo planeei adquirir a propriedade S. Bernardo, onde trabalhei, no eito, com salário de cinco tostões". (RAMOS, 1977, p. 15).
  • E “No outro dia, cedo, ele [Padilha] meteu o rabo na ratoeira e assinou a escritura". (RAMOS, 1977, p. 24).

Em seu esforço para dar sentido a si mesmo e ao passado, o relato de Paulo Honório, em São Bernardo, ganha nuances psicológicas e aproxima-se ao de outro narrador-protagonista muito famoso na Literatura Brasileira: Bentinho, o Dom Casmurro, criado por Machado de Assis na obra homônima. Os trechos a seguir pertencem aos dois romances, respectivamente, e referem-se à relação matrimonial dos protagonistas.
- “O que eu dizia era simples, direto, e procurava debalde em minha mulher concisão e clareza. Usar aquele vocabulário, vasto, cheio de ciladas, não me seria possível. E se ela tentava empregar a minha linguagem resumida, matuta, as expressões mais inofensivas e concretas eram para mim semelhantes às cobras: faziam voltas, picavam e tinham significação venenosa". (RAMOS, 1977, p. 141). [...] – “O que estragou tudo foi esse ciúme, Paulo". (RAMOS, 1977, p. 147).
- “Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, 'olhos de cigana oblíqua e dissimulada" (ASSIS, 1988, p. 46). – “Pois até os defuntos! Nem os mortos escapam aos seus ciúmes!" (ASSIS, 1988, p. 145).
Assinale e alternativa que melhor descreve o clima que envolve os narradores, em suas relações amorosas, nos romances mencionados.

  • A Sentimento de inferioridade ante os outros homens.
  • B Desconfiança em relação à figura feminina.
  • C Sentimento de revolta.
  • D Descrença na instituição do casamento.
  • E Desejo de colocar à prova a fidelidade alheia.

Leia o fragmento.
“Estávamos em fins de janeiro. Os paus-d'arco, floridos, salpicavam a mata de pontos amarelos; de manhã a serra cachimbava; o riacho, depois das últimas trovoadas, cantava grosso, bancando rio, e a cascata em que se despenha, antes de entrar no açude, enfeitava-se de espuma". (RAMOS, 1977, p. 86).

Embora produzido no contexto da estética modernista, o romance aproxima-se, na citação lida, a outro movimento literário marcado pela valorização e idealização da natureza, qual seja:

  • A Naturalismo.
  • B Simbolismo.
  • C Barroco.
  • D Romantismo.
  • E Parnasianismo.

Sobre a obra Um terno de pássaros ao Sul (2008), de Fabricio Carpinejar, é correto afirmar que

  • A é composta de um poema de forma fixa e metro rigoroso, imitando a tendência parnasiana, como ilustram os versos: “Já lapidavas/ o prefixo da lápide”. (p. 73-74).
  • B se trata de um livro que recupera a proposta simbolista desenvolvida por Cruz e Souza, ao dedicar-se à decrepitude da morte, como mostram os versos: “A provação do homem desterrado/ é ser mastigado pela terra”. (p. 64).
  • C é organizado em tercetos, nos quais os versos livres acolhem a proposta pós-moderna, como segue: “É funda a memória/ ou estamos distantes?/ Volta ao pampa, pai.// O médico se enganou/ com a marcha do pulso”. (p. 72-73).
  • D traz uma proposta poética derivada do Arcadismo, exultando a vida simples e campesina, como demonstra o excerto a seguir: “O pampa é a vigilância das figueiras,/ só vejo a lonjura crespa das rodovias”. (p. 54).
  • E representa o projeto Romântico, buscando valorizar o exótico e a “cor local” em grande parte dos versos, como os que se lê a seguir: “Exílio é não se reconhecer// nos próprios filhos”. (p. 62).

O trecho a seguir pertence ao conto “A terceira margem do rio", de Guimarães Rosa.
“Sou homem de tristes palavras. De que era que eu tinha tanta, tanta culpa? Se o meu pai, sempre fazendo ausência: e o rio-rio-rio, o rio – pondo perpétuo".

(ROSA, 1994, p. 412).
A partir do excerto lido, assinale a alternativa que apresenta a melhor aproximação do conto com a obra Um terno de pássaros ao Sul, de Carpinejar

  • A O tom confessional com que o sujeito busca ressignificar a própria vida, a partir da compreensão da figura paterna ausente, mediada pela memória.
  • B A revolta do filho em relação à figura paterna, tendo em vista a sua ausência intencional na infância do sujeito poético.
  • C A figura da mãe, assumindo papéis tradicionalmente atribuídos ao pai.
  • D A desagregação familiar como resultado do egoísmo paterno, que culmina na perda dos referenciais identitários da prole.
  • E A identificação do sujeito poético ao seu pai, o que se evidencia na escolha da mesma profissão.