Prova da Universidade de São Paulo (USP) - Vestibular - FUVEST (2016) - Questões Comentadas

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Examine este cartaz, cuja finalidade é divulgar uma exposição de obras de Pablo Picasso.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Nas expressões “Mão erudita” e “Olho selvagem”, que compõem o texto do anúncio, os adjetivos “erudita” e “selvagem” sugerem que as obras do referido artista conjugam, respectivamente,

  • A civilização e barbárie.
  • B requinte e despojamento.
  • C modernidade e primitivismo.
  • D liberdade e autoritarismo.
  • E tradição e transgressão.

Traduz corretamente uma relação espacial expressa no texto o que se encontra em:

  • A A prensa é paralela aos tipitis.
  • B A casa de fazer farinha é adjacente aos telheiros.
  • C As duas camarinhas são transversais à cozinha.
  • D O alpendre é perpendicular às zonas de serviço.
  • E O mandiocal e o Ipiranga são equidistantes do sítio.

Além de “tipitis”, constituem contribuição indígena para a língua portuguesa do Brasil as seguintes palavras empregadas no texto:

  • A “cardápio” e “roceiros”.
  • B “alpendre” e “fogão”.
  • C “mandioca” e “Ipiranga”.
  • D “sítio” e “forno”.
  • E “prensa” e “quintal”.

Atente para as seguintes afirmações, extraídas e adaptadas de um estudo do crítico Augusto Meyer sobre José de Alencar: I. “Nesta obra, assim como nos ‘poemas americanos’ dos nossos poetas, palpita um sentimento sincero de distância poética e exotismo, de coisa notável por estranha para nós, embora a rotulemos como nativa.” II. “Mais do que diante de um relato, estamos diante de um poema, cujo conteúdo se concentra a cada passo na magia do ritmo e na graça da imagem.” III. “O tema do bom selvagem foi, neste caso, aproveitado para um romance histórico, que reproduz o enredo típico das narrativas de capa e espada, oriundas da novela de cavalaria.” É compatível com o trecho de Iracema aqui reproduzido, considerado no contexto dessa obra, o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

No texto, corresponde a uma das convenções com que o Indianismo construía suas representações do indígena

  • A o emprego de sugestões de cunho mitológico compatíveis com o contexto.
  • B a caracterização da mulher como um ser dócil e desprovido de vontade própria.
  • C a ênfase na efemeridade da vida humana sob os trópicos.
  • D o uso de vocabulário primitivo e singelo, de extração oral-popular.
  • E a supressão de interdições morais relativas às práticas eróticas.