Prova da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Técnico - Meio Ambiente - CEPUERJ (2022) - Questões Comentadas

Limpar Busca

O texto aborda aspectos relacionados a expressões atuais em diferentes situações de comunicação. Sobre essa ideia, o autor:

  • A faz uma crítica negativa no que diz respeito aos modismos semânticos em relação à língua materna
  • B determina uma igualdade de sentidos entre as criações linguísticas identificadas no passado e no presente
  • C mostra satisfação em relação aos fenômenos linguísticos, pois esses empobrecem a comunicação na sociedade
  • D condena os modismos impostos aos falantes, ainda que tais recursos tenham base semântica e muita expressividade

Em “Quantas vezes você já ouviu hoje alguém dizer pontuar, robusto, assertivo, resiliência e empatia?”, o autor dirige-se ao leitor com o tratamento “você”. Tal estratégia deflagra:

  • A um desejo de mostrar intimidade com o leitor, já que a escolha pelo tratamento “você” é informal e, em certas situações, desrespeitosa
  • B um recurso que sinaliza dificuldade de se construir argumentos capazes de convencer o leitor acerca do que se pretende apresentar
  • C uma vontade de definir um debate que pode ser realizado por qualquer pessoa, pois não há um ponto de vista defendido
  • D uma intenção de trazer o leitor para mais perto da discussão, por meio de uma suposta interlocução

A todo momento há alguém ...” (l.1). O termo sublinhado nesta oração exerce igual função sintática da expressão sublinhada em:

  • A Surgiu um problema 
  • B Alugamos uma casa
  • C Chove demais nesse local
  • D A decisão da turma foi adequada

Ninguém está a fim de virgular, exclamar, interrogar e muito menos ponto-virgular.” (l.2-3). O termo em destaque é classificado, sintaticamente, como um sujeito:

  • A simples
  • B composto
  • C inexistente
  • D indeterminado

“Até há pouco, designava uma pessoa forte, rija, maciça.” (l.13-14). O verbo sublinhado pode ser substituído na sentença, sem prejuízo de sentido, por:

  • A exaltava
  • B rebuscava
  • C caracterizava
  • D impressionava