Prova da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Vestibular - UERJ (2014) - Questões Comentadas

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No cartum, há uma alusão aos “rolezinhos”, manifestações em que jovens, em geral oriundos de periferias, formam grandes grupos para circular dentro de shoppings.
Com base no diálogo entre os guardas e nos elementos visuais que compõem o cartum, é possível inferir uma crítica do cartunista baseada no seguinte fato:

  • A os jovens se descontrolam em grupos muito numerosos.
  • B os guardas pertencem à mesma classe social dos jovens.
  • C os guardas hesitam no cumprimento de medida repressiva.
  • D os jovens ameaçam as atividades comerciais dos shoppings

Por meio de aspectos gráficos, o cartum sugere o caráter generalizante que pode ter um preconceito.
Um aspecto que aponta para essa generalização é:

  • A o traçado plano do cenário principal.
  • B a forma difusa das pessoas ao fundo.
  • C o destaque dado ao letreiro do shopping.
  • D a nitidez da representação dos dois guardas.

No início do texto, ao expressar sua indignação em relação ao tema abordado, o autor apresenta uma reflexão sobre o emprego de adjetivos.
Essa reflexão está associada à seguinte ideia:

  • A o fato exige análise criteriosa.
  • B o contexto constrói ambiguidade.
  • C a linguagem se mostra insuficiente.
  • D a violência pede descrição cuidadosa.
Todas as vozes terão que ser ouvidas, e com muita atenção à voz daqueles que nunca são ouvidos. (l. 9-10)
Esta frase contém um ponto de vista que se baseia na pressuposição da existência de:
  • A testemunhas omissas do caso.
  • B falhas importantes nos processos.
  • C segmentos excluídos da população.
  • D imparcialidades frequentes nos julgamentos.
Ele está dizendo: seria uma morte anônima, aplainada pela surdez da praxe, pela invisibilidade, uma morte não questionada, como tantas outras. (l. 14-16)
Logo após citar a declaração do marido de Cláudia, o autor a explica.
Em relação a essa declaração, a explicação do autor produz o efeito de:
  • A enfatizar seu conteúdo.
  • B corrigir sua construção.
  • C enumerar seus detalhes.
  • D contrapor-se a sua simplicidade.