Prova da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) - Administrador - AOCP (2018) - Questões Comentadas

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Esta questão foi anulada pela banca organizadora.
Considerando a regência dos verbos utilizados no título da matéria, assinale a alternativa que o reescreve corretamente.
  • A Ela se lembra de tudo e sofre com isso, mostra ‘A Mulher que Não Consegue Esquecer’.
  • B Ela lembra de tudo e sofre com isso, mostra ‘A Mulher que Não Consegue se Esquecer’.
  • C Ela se lembra tudo e sofre com isso, mostra ‘A Mulher que Não Consegue se Esquecer’.
  • D Ela lembra de tudo e sofre com isso, mostra ‘A Mulher que Não Consegue de Esquecer de Coisa Alguma’.
  • E Ela lembra de tudo e sofre com isso, mostra ‘A Mulher que Não Consegue se Esquecer’.
Considere o excerto “Ocorrendo o declínio cultural, ocorre juntamente o declínio da educação, com o declínio da educação, aumenta a facilidade de alienação. Situação perfeita para os monopolizadores da nossa sociedade.” e assinale a alternativa que o analisa corretamente.
  • A A repetição de palavras, no gênero textual em questão, configura-se como um problema de coesão referencial, embora permita que o leitor memorize as informações reiteradas.
  • B O autor se vale de uma gradação de ideias, que se presta a fins estilísticos, visando atenuar o impacto social da música.
  • C Por meio do exagero, o autor constrói sua crítica aos músicos da sociedade contemporânea.
  • D A frase “Situação perfeita para os monopolizadores da nossa sociedade.” está incompleta, pois não apresenta verbo em sua estrutura.
  • E O excerto é um exemplo de texto que não seria adequado à esfera administrativa, pois, além de não ser conciso, não é objetivo.

Considerando as tipologias textuais utilizadas na composição do texto de apoio, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O texto de apoio é dividido em duas partes distintas: na primeira, predomina a exposição do caso de Jill Price e do que consistem os conceitos de memória e de hipermemória; na segunda, predomina o relato pessoal de Jill Price.

( ) Trata-se de um texto predominantemente argumentativo, em que, na introdução, uma problemática é apresentada (diagnóstico recente de Jill Price); no desenvolvimento, fatos fundamentam a linha argumentativa (por meio de exemplos vividos por ela e de trechos de relatos da sua própria experiência); enquanto, na conclusão, apresentam-se expectativas de solução ao problema.

( ) No trecho “Imagine que alguém tivesse feito vídeos seus desde a época de criança, seguindo você o dia inteiro […] e que você se sentasse numa sala e assistisse à compilação” (8° parágrafo), pode-se perceber a presença da tipologia injuntiva, que, no caso, representa uma estratégia persuasiva do produtor do texto ao buscar que seu interlocutor coloque-se em seu lugar.

  • A V – F – F.
  • B V – V – F
  • C F – V – V.
  • D F – F – V.
  • E V – F – V.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.
No excerto “Projetos sociais com o intuito de incentivar as crianças a trabalhar com a música e a arte em geral [...] e outras ações podem, juntas, modificar aos poucos a cultura da nossa sociedade, melhorando, assim, a nossa qualidade de vida.”, o conectivo em destaque pode ser substituído, sem prejuízo sintático ou semântico, por
  • A dessa forma.
  • B como.
  • C porquanto.
  • D destarte.
  • E apesar disso.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os processos de formação das seguintes palavras utilizadas no texto de apoio “hipermemória” e “esclarecedora”.
  • A Derivação prefixal – derivação parassintética.
  • B Derivação prefixal – derivação sufixal.
  • C Composição por justaposição – derivação prefixal e sufixal.
  • D Derivação sufixal – composição por justaposição.
  • E Derivação prefixal – derivação prefixal e sufixal.