Prova da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Analista de Sistemas - Suporte - UNIOESTE (2022) - Questões Comentadas

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Considerando o conteúdo do texto, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A argumentação dos autores vai em direção à crítica ao fato de a cultura filológica e linguística estar se afastando de orientações mais prescritivistas em relação aos usos da regência verbal, especialmente no que tange à modalidade escrita formal do português brasileiro contemporâneo.
  • B A argumentação dos autores vai em direção à ideia de que é preciso fortalecer as orientações normativas em diferentes esferas (midiática, escolar etc.) para que não se escreva de forma deturpada no que tange à questão da regência verbal e nominal, embora tais orientações precisem passar por revisão.
  • C A argumentação dos autores vai em direção à ideia de que não há razão que justifique um discurso inflexível em relação à questão da regência na língua portuguesa, uma vez que se faz uso corrente de construções que, numa perspectiva purista, são condenadas, muitas das quais são admitidas em instrumentos normativos.
  • D A argumentação dos autores vai em direção à ideia de que há alguns setores da sociedade, como a mídia e a escola, que são referência no que tange ao ensino de língua portuguesa, devendo, portanto, ser considerados referência quando se trata de questões relativas à língua escrita, como é a questão da regência.

Assinale a alternativa CORRETA, considerando o conteúdo do texto e a linha argumentativa desenvolvida.

  • A Todos os dicionários e compêndios gramaticais consultados apresentaram as mesmas orientações a respeito da regência dos verbos, o que mostra que não há divergências no que tange à descrição da regência verbal, embora haja divergência da descrição em relação aos usos cotidianos da língua.
  • B Não há razão para se insistir em condenações de usos correntes no que tange à regência verbal, uma vez que a regência verbal é um fenômeno variável na própria modalidade escrita formal do português brasileiro contemporâneo, sendo tais condenações arbitrárias.
  • C Não se deve reconhecer todos os usos formais correntes na oralidade como legítimos e próprios da norma brasileira de referência, uma vez que as modalidades orais e escrita apresentam aspectos peculiares e nem sempre coincidentes.
  • D Usos que não estão dicionarizados ou gramaticalizados não devem ser considerados como parte da língua; por outro lado, não há razão para se incluir nos compêndios gramaticais verbos com nuances arcaicas ou de domínio formais ou ultraformais específico, como o domínio jurídico, por exemplo.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A O texto apresenta uma linguagem mais informal e com teor mais subjetivo do que comumente se observa em textos acadêmicos (como o artigo científico, por exemplo), como mostram as seguintes escolhas lexicais: “claríssimo”, “tremendo”, “timidez” e “cega”.
  • B Os substantivos “cotejo” (1º parágrafo), “paradoxo” (2º parágrafo) e “instrumentos” (2º parágrafo) apresentam, nesse texto, significado próximo de ‘comparação’, ‘problema’ e ‘equipamentos’, respectivamente.
  • C O paradoxo citado no texto se estabelece porque a cultura filológica, que diz respeito ao estudo científico do desenvolvimento de uma língua, é cega em relação às interdições categóricas e às atitudes inflexíveis no que tange à regência verbal.
  • D Pode-se dizer que a expressão “em boa medida” significa que o referido afastamento é expressivo, o que a torna contraditória em relação ao conteúdo apresentado entre os travessões – conteúdo esse que é exemplificado no último período do texto.

Assinale a alternativa que apresenta um caso de regência verbal que é condenável a partir de uma interpretação normativa categórica, mas que é corrente no uso da língua, inclusive em contexto de escrita.

  • A É preciso entender o que é esse tipo de discurso, como ele funciona na prática em nossa sociedade e o que fazer para combater ele.
  • B Os alemães assistiram o evento pela televisão e rememoraram as atrocidades cometidas pelo regime nazista.
  • C Coisas como essas poderia ser evitadas, mas ainda hoje é preciso estar atento à onda de discursos de ódio que espalha-se pelo mundo.
  • D Se instaura o contato com o outro pelo viés do confronto, e disso resulta a aversão à diferença, materializada em práticas discursivas que produzem efeitos de hostilização e ódio.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos sinais de pontuação.

  • A Os dois pontos do segundo parágrafo introduzem um aposto, que explica de que paradoxo se está falando.
  • B Os travessões são usados para separar uma oração intercalada e podem ser substituídos, sem prejuízo de sentido ao texto, por parênteses.
  • C As vírgulas após “escolar”, “mídia” e “revisores” (2º parágrafo) são empregadas para separar elementos com a mesma função sintática não introduzidos pela conjunção ‘e’.
  • D Os dois pontos, no primeiro parágrafo, são usados para introduzir uma oração assindética e ocupam o lugar de uma conjunção coordenativa.