Prova da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Vestibular - VUNESP (2010) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Neste fragmento de um diálogo de Platão, as personagens Sócrates e Fedro discutem a respeito da relação entre a arte retórica, isto é, a arte de produzir discursos, e a expressão da verdade por meio de tais discursos. Trata-se de um tema ainda atual. Aponte a única alternativa que expressa um conteúdo não abordado pelas duas personagens no fragmento.

  • A A produção de bons discursos.
  • B A formação do orador.
  • C A natureza da Filosofia.
  • D O poder persuasivo da oratória.
  • E A retórica como arte de criar discursos.

Após uma leitura atenta do fragmento do diálogo Fedro, pode-se perceber que Sócrates combate, fundamentalmente, o argumento dos mestres sofistas, segundo o qual, para fazer bons discursos, é preciso,

  • A evitar a arte retórica.
  • B conhecer bem o assunto.
  • C discernir a verdade do assunto.
  • D ser capaz de criar aparência de verdade.
  • E unir a arte retórica à expressão da verdade.

Em todos esses contextos, o relativo que exerce a mesma função sintática nas orações de que faz parte. Indique-a.

  • A Sujeito.
  • B Predicativo do sujeito.
  • C Adjunto adnominal.
  • D Objeto direto.
  • E Objeto indireto.
Não se deve desdenhar, caro Fedro, da palavra hábil, mas antes refletir no que ela significa.
Nesta frase, Sócrates, para rotular o tipo de discurso que acaba de ser sugerido por Fedro, emprega palavra hábil com o sentido de:
  • A discurso prolixo e ininteligível.
  • B pronúncia adequada das palavras.
  • C habilidade de leitura.
  • D expressão de significados contraditórios, absurdos.
  • E discurso eficiente em seus objetivos.
... que frutos a retórica poderá recolher daquilo que ela semeou?
Esta passagem apresenta conformação alegórica, em virtude do sentido figurado com que são empregadas as palavras frutos, recolher e semeou. Aponte, entre as alternativas a seguir, aquela que contém, na ordem adequada, palavras que, sem perda relevante do sentido da frase, evitam a conformação alegórica:
  • A alimentos – colher – plantou.
  • B resultados – produzir – prescreveu.
  • C lucros – contabilizar – investiu.
  • D textos – apresentar – negou.
  • E efeitos – causar – menosprezou.