Prova da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Vestibular - VUNESP (2011) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Segundo o que é afirmado no primeiro parágrafo do texto, a criação da escrita

  • A diminuiu a capacidade de comunicação da linguagem oral.
  • B permitiu que a linguagem falada fosse sendo aos poucos abandonada.
  • C ampliou bastante a capacidade de comunicação do homem.
  • D constituiu um fenômeno puramente acidental de associação de signos.
  • E foi criada por Deus para a humanidade, para ser constitutiva do humano.
A escola é o espaço em que ocorre a transmissão, entre as gerações, do ativo cultural da humanidade, seja artístico e literário, histórico e social, seja científico e tecnológico.

Considerando o período transcrito, analise as seguintes palavras:
I. risco.

II. legado.
III. patrimônio.
IV. déficit.

As palavras que poderiam substituir, sem perda relevante de sentido, a palavra “ativo" no período transcrito estão contidas, apenas, em:

  • A I e II.
  • B II e III.
  • C III e IV.
  • D I, II e III.
  • E II, III e IV.

E é na adolescência, como vimos, que a linguagem adquire essa qualidade de instrumento para compreender e agir sobre o mundo real.

Neste período do texto, considerando que o verbo compreender não pede a preposição sobre, como ocorre com agir, a construção ficaria sintaticamente mais adequada com a substituição da sequência “para compreender e agir sobre o mundo real” por:

  • A para compreender o mundo real e agir sobre este.
  • B para compreender e agir o mundo real.
  • C para compreender sobre o mundo real e agir.
  • D para compreender o mundo real e agi-lo.
  • E para compreender o mundo real e agir-lhe.

A humanidade criou a palavra, que é constitutiva do humano, seu traço distintivo.

Considerando o contexto e o relacionamento sintático entre os elementos deste período do texto, verifica-se que humano é empregado como

  • A adjetivo.
  • B pronome indefinido.
  • C advérbio.
  • D substantivo.
  • E verbo.

A mensagem principal do texto consiste em enfatizar que

  • A as ciências não precisam de nenhuma linguagem para expressar-se.
  • B as artes constituem as linguagens preferenciais da matemática.
  • C a publicidade não é linguagem, mas apenas um meio de seduzir consumidores.
  • D a escola tem a obrigação fundamental de ensinar tecnologia.
  • E o ensino, para ser coerente com a realidade, deve focalizar as múltiplas linguagens.