Prova da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Vestibular - COPEVE-UFAL (2014) - Questões Comentadas

Limpar Busca

                Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Dadas as afirmativas a seguir, considerando os impactos da globalização e as ideias apreendidas na charge,


I. A globalização é um processo impactante, sentido de diferentes maneiras, dependendo da posição que ocupamos na sociedade.

II. Ao referir-se à globalização, o autor da charge pretende incitar a reflexão acerca dos múltiplos significados que os atuais processos de globalização apresentam.

III. A partir das ideias presentes na charge, é possível confirmar que há diferenças e desigualdades sociais implicadas neste movimento.


verifica-se que está(ão) correta(s)  

  • A I, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

“Só posso ouvir a palavra se meus ruídos interiores forem silenciados. Só posso ouvir a verdade do outro se eu parar de tagarelar. Os que falam muito não ouvem. Sabem disso os poetas, esses seres de fala mínima. Eles falam, sim – para ouvir as vozes do silêncio”.


BRAGA, Rubem. Folha de São Paulo, 21 dez. 2004.


Dos termos sublinhados, qual não é considerado pronome?

  • A as
  • B os
  • C meus
  • D esses
  • E outro

Declaração de amor


Esta é uma confissão de amor: amo a língua portuguesa. Ela não é fácil. Não é maleável. E, como não foi profundamente trabalhada pelo pensamento, a sua tendência é a de não ter sutilezas e de reagir às vezes com um verdadeiro pontapé contra os que temerariamente ousam transformá-la numa linguagem de sentimento e de alerteza. E de amor. A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa de superficialismo.

Às vezes ela reage diante de um pensamento mais complicado. Às vezes se assusta com o imprevisível de uma frase. Eu gosto de manejá-la – como gostava de estar montada num cavalo e guiá-lo pelas rédeas, às vezes lentamente, às vezes a galope.

Eu queria que a língua portuguesa chegasse ao máximo nas minhas mãos. [...]

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. p. 100.


Em: “[...] ousam transformá-la numa linguagem de sentimento e de alerteza [...]”, o vocábulo “la” exerce idêntica função sintática que o termo destacado em:

  • A “[...] às vezes lentamente, às vezes a galope [...]”.
  • B “Esta é uma confissão de amor: amo a língua portuguesa.”
  • C “[...] a sua tendência é a de não ter sutilezas e de reagir [...]”.
  • D “A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve.”
  • E “Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa de superficialismo.”

Nos vocábulos “tinta”, “chuva”, “Saara” e “enxáguam”, tem-se, respectivamente,

  • A hiato, dígrafo vocálico, tritongo e hiato.
  • B tritongo, hiato, dígrafo vocálico e dígrafo vocálico.
  • C dígrafo vocálico, dígrafo consonantal, hiato e tritongo.
  • D ditongo nasal, dígrafo consonantal, ditongo oral e hiato.
  • E dígrafo consonantal, dígrafo consonantal, ditongo crescente e hiato.

Os resíduos sólidos no setor de saneamento ambiental


No Brasil, embora tenha sido verificada pequena evolução nos últimos anos, os níveis de atendimento dos serviços de coleta e tratamento de esgotos ainda encontram-se em patamares inferiores ao dos países desenvolvidos e mesmo de outros países em desenvolvimento. [...]

Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/quimica/0021.html> . Acesso em: 10 maio 2014.

O elemento coesivo destacado poderá ser substituído, sem prejuízos semânticos, por

  • A visto que.
  • B consoante.
  • C desde que.
  • D conquanto.
  • E de forma que.