Prova da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) - Engenheiro Civil - UNIFAL-MG (2018) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Leia o texto para responder a esta questão.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Na escrita de gêneros do discurso oficiais, o uso da língua portuguesa em sua variedade padrão é obrigatório. Na charge, verifica-se: 

  • A a observância da norma padrão com o uso de “distraído” em vez de “distraída” que deveria concordar com “Vossa Excelência”.
  • B a ocorrência de desvio da norma padrão pela falta de vírgula separando o vocativo.
  • C a observância da norma padrão com o uso do imperativo “Desculpe” em vez de “Desculpa”.
  • D a ocorrência de desvio da norma padrão pelo uso de “Vossa Excelência” em vez de “Sua Excelência”.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Joana Maria é responsável pela escrita de memorandos, ofícios, despachos administrativos e atas na Pró-Reitoria de Graduação. Suponha que as sentenças constantes no quadro a seguir foram extraídas de textos elaborados por ela.
01 Sua Excelência, o Senhor Ministro, não compareceu à reunião. 02 Senhor Deputado, peço a Vossa Excelência que conclua a sua oração. 03 Procurei o chefe da repartição, mas Sua Senhoria se recusou à me ouvir
Analisando as sentenças quanto ao uso do acento indicador de crase, Joana Maria deveria ter escrito:

  • A “à Vossa Excelência”, porque o verbo “pedir” exige a preposição “a” e “Vossa Excelência” está no feminino.
  • B “a reunião”, porque o verbo “comparecer” não exige a preposição “a” apesar de o substantivo “reunião” ser uma palavra feminina.
  • C “conclua à sua oração” em vez de “conclua a sua oração”.
  • D “se recusou a me ouvir” em vez de “se recusou à me ouvir

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, “A linguagem dos textos oficiais deve sempre pautar-se pelo padrão culto formal da língua [...]. Não é aceitável [...] que constem coloquialismos ou expressões de uso restrito a determinados grupos, que comprometeriam sua própria compreensão pelo público. [...] indesejável é também a repetição excessiva de uma mesma palavra quando há outra que pode substituí-la sem prejuízo ou alteração de sentido.” O Manual apresenta uma “lista de expressões cujo uso ou repetição deve ser evitado, indicando com que sentido devem ser empregadas e sugerindo alternativas vocabulares a palavras que costumam constar com excesso dos expedientes oficiais”.
Qual orientação está em discordância com o Manual de Redação?

  • A através de/por intermédio deAtravés de quer dizer de lado a lado, por entre: A viagem incluía deslocamentos através de boa parte da floresta. Evite o emprego com o sentido de meio ou instrumento; nesse caso empregue por intermédio, por, mediante, por meio de, segundo, servindo-se de, valendo-se de: O projeto foi apresentado por intermédio do Departamento. O assunto deve ser regulado por meio de decreto. A comissão foi criada mediante portaria do Ministro de Estado
  • B ambos/todos os doisAmbos significa ‘os dois’ ou ‘um e outro’. Evite expressões pleonásticas como ambos dois, ambos os dois, ambos de dois, ambos a dois. Quando for o caso de enfatizar a dualidade, empregue todos os dois: Todos os dois Ministros assinaram a Portaria.
  • C anexo/em anexoO adjetivo anexo concorda em gênero e número com o substantivo ao qual se refere: Encaminho as minutas anexas. Dirigimos os anexos projetos à Chefia. Use também junto, apenso. A locução adverbial em anexo, como é próprio aos advérbios, é invariável: Encaminho as minutas em anexo. Em anexo, dirigimos os projetos à Chefia. Empregue também conjuntamente, juntamente com.
  • D à partir deÀ partir de deve ser empregado preferencialmente no sentido temporal: A cobrança do imposto entra em vigor à partir do início do próximo ano. Evite repeti-la com o sentido de ‘com base em’, preferindo considerando, tomando-se por base, fundando-se em, baseando-se em.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.
“O Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) é disponibilizado como Software de Governo mediante celebração de acordo de cooperação com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão”. A UNIFAL-MG e muitas outras universidades federais já utilizam esse “sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real”

Disponível em: < https://softwarepublico.gov.br/social/sei> Acesso em: 15 set. 2018.

A elaboração de gêneros do discurso oficiais no SEI obedece ao prescrito no Manual de Redação da Presidência da República.

Para responder a esta questão, leia o texto a seguir.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Da análise do texto sobre memorando eletrônico constante na figura e do disposto no Manual de Redação da Presidência da República, infere-se que:
  • A ofício é um gênero do discurso oficial restrito ao setor público e, por isso mesmo, deve ser sigiloso.
  • B despacho é a forma exigida como resposta a um memorando para impedir o aumento de comunicações.
  • C memorando tramita apenas entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
  • D servidores públicos utilizam o memorando para tratar de reclamações pessoais junto ao Setor Público.

Na página de uma universidade federal, encontra-se a seção “FAQ” (Frequently Asked Questions – Perguntas frequentes) que trata do SEI – Sistema Eletrônico de Informações.

 Veja três exemplos de perguntas e suas respectivas respostas:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Analisando as perguntas e respectivas respostas, depreende-se que a estrutura organizacional do texto de cada quadro obedece a uma sequência. Qual?

  • A Pergunta: quando aconteceu, o que aconteceu. Resposta: qual é o problema, qual é a solução.
  • B Pergunta: como aconteceu, o que aconteceu. Resposta: qual é o problema, qual é a solução.
  • C Pergunta: qual é o problema, quando aconteceu. Resposta: qual é a origem do problema, qual é a solução.
  • D Pergunta: quando aconteceu, por que aconteceu. Resposta: porque ocorreu o problema, qual é a solução.