Considerando-se a relação autor e leitor do texto abaixo,
“O local de trabalho não deve ser apenas o lugar onde os indivíduos cumprem tarefas e recebem suas remunerações. Mais do que isso, o trabalho deve ser o local onde eles têm a oportunidade de se desenvolver profissionalmente, estabelecer ligações interpessoais e cultivar um espírito colaborativo – afinal é lá que passamos boa parte do nosso dia.
A ideia de pertencer ou fazer parte de uma organização contribui para melhorar o engajamento de funcionários, a produtividade e o alcance dos resultados desejados. Aumento da satisfação, maior dinamismo nas atividades e equilíbrio das necessidades da empresa e do funcionário também são benefícios que o sentimento de pertencimento no trabalho produz.”
(Equipe da Viva!Experiências. Disponível em http://www.vivaexperiencias.com.br/blog/ sentimento-de-pertencimento-no-trabalho/ Acesso em 13/7/19, com adaptações)
destacam-se na sua construção critérios de situacionalidade, intencionalidade e aceitabilidade, tendo em vista que
- A o autor e o leitor reagem a esse texto, reconhecendo e aceitando a situação de empregabilidade da empresa, esperando retorno do funcionário.
- B o leitor situa o local de publicação e o autor do texto e identifica o objetivo desse texto, que o convence a fazer parte de uma instituição.
- C o autor apresenta o ambiente de trabalho, buscando aceitação e reconhecimento do leitor pela coerência com que escreveu o texto.
- D o leitor identifica o local de trabalho como lugar propício para a demonstração de aceitação mútua entre empresa e funcionários.
- E o autor situa o tema de seu texto, com a intenção de ter a adesão do leitor, a respeito da ideia de pertença, que é o foco desse texto.