Prova da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Vestibular - UFG (2011) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Nos contos da obra Livro dos homens, de Ronaldo Correia de Brito, há o predomínio de

  • A enredo linear e marcado pela plurissignificação.
  • B foco narrativo limitado e na 3ª pessoa do singular.
  • C personagens-tipos e de dimensão exteriorizada.
  • D linguagem estilizada e de caráter ambíguo.
  • E tempo concentrado e interrompido por flashbacks.
Memórias de um sargento de milícias é um romance cuja narrativa se refere ao início do “tempo do rei”, quer dizer, o período joanino. No entanto, o romance foi escrito e publi­cado durante a fase final desse tempo, ou seja, durante o 2º. Reinado. Por isso, Memórias de um sargento de milíci­as contém elementos de uma sociedade
  • A marcada pelos princípios republicanos
  • B organizada nas bases do mercantilismo.
  • C focada nas relações de formação da burguesia.
  • D formada pelos fundamentos do nacionalismo.
  • E caracterizada pelos valores do bonselvagerismo.

A enchente é um fenômeno do regime dos rios, que decorre do ciclo da água. No conto O que veio de longe, da obra Livro dos homens, de Ronaldo Correia de Brito, esse fenômeno é representado no processo composicional para

  • A caracterizar o trajeto do protagonista.
  • B vincular a narração a um espaço rural.
  • C demarcar a dimensão linear do enredo.
  • D refletir a estrutura narrativa da história.
  • E enfatizar o conflito e o desfecho do conto.

Como escrita literária contemporânea, Mãos de Cavalo, de Daniel Galera, e o conjunto de poemas Minigrafias, de Luís Araujo Pereira, são obras nas quais

  • A o sentido de memória do vivido concatenaram as par­tes, dadas, à primeira leitura, como fragmentos, sem conexão.
  • B o conflito de estar no mundo angustia a voz das per­sonagens, no romance, e a voz do eu lírico, no poe­ma.
  • C o embate entre a representação do mundo e a pala­vra escrita prevalece, mantendo o discurso atento ao próprio fazer artístico.
  • D o tempo e o espaço são representações dadas em di­álogo com a tradição da prosa de ficção e da poesia.
  • E o detalhismo das descrições torna evidente, em pri­meira instância, um modo mais realista de represen­ tação do mundo.

Em uma turma, originalmente com 18 estudantes, a altura média dos alunos era de 1,61 m. Essa turma recebeu um novo aluno com 1,82 m e uma aluna com 1,60 m. Com isso, a altura média, em metros, dos estudantes dessa tur­ma passou a ser de:

  • A 1,60
  • B 1,62
  • C 1,64
  • D 1,66
  • E 1,68