Prova da Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) - Técnico - Eletromecânica - UFGD (2019) - Questões Comentadas

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De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.

  • A O fato de ter gosto amargo e desagradável faz com que a cafeína crie menos dependência que outras drogas mais potentes como a cocaína, a maconha ou o álcool.
  • B A facilidade de acesso à cafeína faz com que seus dependentes raramente apresentem sintomas de abstinência.
  • C Por ser um estimulante, a cafeína produz consideráveis quantidades de dopamina, o que leva a poucas mudanças metabólicas no imageamento funcional.
  • D Embora cause ativação no sistema de recompensa do cérebro, a cafeína raramente leva as pessoas à dependência.
  • E A cafeína não pode ser considerada droga, pois o consumo dessa substância não costuma aumentar progressivamente.

Os excertos constantes das alternativas a seguir foram retirados do texto Mesmo com dificuldades, analfabetos funcionais usam em peso o WhatsApp, publicado na revista Educação (nº 255, jan. 2019, p. 16). Analise-os e assinale a alternativa correta quanto ao uso da vírgula.

  • A Cerca de 30% da população brasileira de 15 a 64 anos, segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf), é considerada analfabeta funcional, ou seja, sabe ler o básico (como uma placa e o nome de um ônibus), escrever o próprio nome e conferir troco, mas não consegue interpretar textos simples e realizar operações matemáticas.
  • B Cerca de 30% da população brasileira de 15 a 64 anos segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf), é considerada analfabeta funcional ou seja sabe ler o básico (como uma placa e o nome de um ônibus), escrever o próprio nome e conferir troco, mas não consegue interpretar textos simples e realizar operações matemáticas.
  • C Cerca de 30% da população brasileira de 15 a 64 anos, segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) é considerada analfabeta funcional, ou seja, sabe ler o básico (como uma placa e o nome de um ônibus), escrever o próprio nome e conferir troco mas não consegue interpretar textos simples e realizar operações matemáticas.
  • D Cerca de 30% da população brasileira, de 15 a 64 anos segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) é considerada analfabeta funcional, ou seja, sabe ler o básico (como uma placa e o nome de um ônibus), escrever o próprio nome, e conferir troco, mas não consegue interpretar textos simples e realizar operações matemáticas.
  • E Cerca de 30% da população brasileira, de 15 a 64 anos, segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf), é considerada analfabeta funcional, ou seja, sabe ler, o básico (como uma placa, e o nome de um ônibus) escrever o próprio nome e conferir troco, mas não consegue interpretar textos simples e realizar operações matemáticas.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Os gêneros textuais são textos produzidos em uma determinada situação de uso da linguagem e que se definem por seus conteúdos, estilo, estrutura composicional e, sobretudo, em função dos objetivos que cumprem na situação comunicativa. Considerando essa afirmação e o texto acima, assinale a alternativa correta.

  • A O texto possui a estrutura, o estilo e a função social do gênero textual resenha acadêmica.
  • B O texto possui a estrutura composicional e o estilo de uma peça publicitária.
  • C O texto possui a estrutura do gênero sinopse de livro, mas sua função é de resenha crítica.
  • D O texto possui a estrutura do gênero resenha jornalística, mas sua função é de propaganda.
  • E O texto possui a estrutura do gênero resenha descritiva, mas sua função é de propaganda institucional.

Leia a propaganda a seguir.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Assinale a alternativa em que as duas ocorrências do item lexical “grande” apresentam classificação morfológica correta.

  • A Em “grandes empresas”, temos um adjetivo; em “empresas que pensam grande”, temos um advérbio de modo.
  • B Em “grandes empresas”, temos um advérbio; em “empresas que pensam grande”, temos um advérbio.
  • C Em “grandes empresas”, temos um advérbio de intensidade; em “empresas que pensam grande”, temos um adjetivo.
  • D Em “grandes empresas”, temos um substantivo qualificador; em “empresas que pensam grande”, temos um substantivo comum.
  • E Em “grandes empresas”, temos um adjetivo; em “empresas que pensam grande”, temos um adjetivo.

Leia o texto a seguir.


Vivemos no mundo das redes, dos computadores portáteis, da telefonia móvel, na era da informação ubíqua, do passado imagético e midiático da notícia instantânea, global, planetária, que percorre – num átimo – as veias e artérias de fibra óptica do planeta. E, justamente por isso, estamos imbricados nesse incomensurável emaranhado de dados algorítmicos, nessa gigantesca trama de interações rizômicas, recíprocas e mutuamente influenciantes, que, com efeito, nos puxam e nos empurram, nos conectam e nos transformam, permeando a nossa existência veloz e fluidamente.

Revista Sociologia, edição 72, p. 52 (Excerto).


Assinale a alternativa que apresenta sentido equivalente à palavra destacada no texto.

  • A Que pode ter mais de um sentido.
  • B Que está em todos os lugares ao mesmo tempo.
  • C Que possui conteúdo falso, em que não se pode confiar.
  • D Que é desmentida rapidamente.
  • E Que não se sabe se é falsa ou verdadeira.