Prova da Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) - Vestibular - UFGD (2010) - Questões Comentadas

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Consumir saladas é uma das dicas dos nutricionistas para uma alimentação saudável. As saladas, especialmente de folhas verdes, se temperadas com sal, azeite e limão muito antes de serem consumidas, ficam
  • A desidratadas, uma vez que o tempero torna o meio isosmótico.
  • B murchas, uma vez que o tempero torna o meio hiperosmótico.
  • C hidratadas, uma vez que o tempero torna o meio hiposmótico.
  • D ressecadas, uma vez que o tempero torna o meio isosmótico.
  • E túrgidas, uma vez que o tempero torna o meio hipotônico.
Suponha que um homem heterozigoto para a anemia falciforme resolve se casar. A partir dessa afirmação, considere as seguintes questões:

I. se a mulher tiver anemia falciforme, quais os prováveis fenótipos dos filhos?
II. se a mulher for "portadora", qual a probabilidade de nascer uma criança com anemia falciforme?

Assinale a alternativa que responde corretamente às perguntas.
  • A I – todos normais; II – 25%.
  • B I – todos normais; II – 50%
  • C I – todos com anemia falciforme; II – 50%.
  • D I – normais ou com anemia falciforme; II – 25%.
  • E I – normais ou com anemia falciforme; II – 50%.
Considere que, em galinhas, a retirada do ovário provoca o desenvolvimento de testículos funcionais no indivíduo. Assim sendo, essa fêmea pode ser transformada em macho, produzindo espermatozoides e apresentando características sexuais secundárias masculinas. Se esse “macho” convertido for cruzado com uma fêmea normal e forem produzidos 12 descendentes, quantos serão machos e quantos serão fêmeas, ao atingirem a idade adulta?
  • A Todos serão machos.
  • B 6 machos e 6 fêmeas.
  • C Todos serão fêmeas.
  • D 3 fêmeas e 6 machos.
  • E 6 fêmeas e 3 machos.
Com relação à biodiversidade, é correto afirmar que
  • A a retirada de um elo de uma cadeia alimentar não ameaça a biodiversidade.
  • B quanto mais curta a cadeia alimentar, menor a quantidade de energia disponível para os níveis tróficos mais elevados.
  • C a biodiversidade reúne somente as formas de vidas animais e vegetais.
  • D a biodiversidade garante o equilíbrio das teias alimentares nos ecossistemas.
  • E a extinção de uma espécie pode ser reversível se medidas forem tomadas para recuperar o ecossistema em que essa espécie viveu.
Podemos afirmar que as borboletas, quanto ao I) desenvolvimento e II) divisão corporal, são classificadas, respectivamente, como animais

  • A I – ametábolos; II – corpo dividido em cefalotórax e abdômen.
  • B I – hemimetábolos; II – corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen.
  • C I – ametábolos; II – corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen.
  • D I – holometábolos; II – corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen.
  • E I – hemimetábolos; II – corpo dividido em cefalotórax e abdômen.