Prova da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) - Técnico - Tecnologia da Informação - UFPel-CES (2020) - Questões Comentadas

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A partir da leitura do texto, identifica-se que seu objetivo é

  • A informar sobre os efeitos da veiculação de um vídeo.
  • B dialogar sobre a falta de liberdade de imprensa e combater a censura imposta aos jornalistas.
  • C discutir sobre os possíveis limites impostos à liberdade de expressão no âmbito religioso e seus efeitos na esfera jurídica.
  • D rebater as críticas feitas ao programa e exigir as punições cabíveis.
  • E criticar a falta de limites éticos presente no programa veiculado.
Depreende-se, fundamentalmente, do texto que
  • A a liberdade de expressão está acima de qualquer princípio constitucional.
  • B nenhum tipo de boicote é legítimo em uma democracia.
  • C o Brasil adota punições mais severas aos atos de ataques ou críticas religiosas.
  • D há uma banalização do termo “censura”, o qual é usado de forma leviana em alguns casos.
  • E de acordo com o Código Penal brasileiro, o vídeo do Porta dos Fundos incorre em crime.

Analise as afirmações a seguir.


I) O vocábulo “embasadas” (l. 36) pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, pela palavra sustentadas.

II) O acento indicativo de crase na expressão “ofensivas à dignidade” (l. 43) marca a união da preposição “a” ao artigo definido, introduzindo um adjunto adnominal.

III) O conectivo “além disso” (l. 44) marca uma contraposição entre as orações.


Está (ão) correta (s)

  • A I e II, apenas.
  • B I, apenas.
  • C I, II e III.
  • D II e III, apenas.
  • E II, apenas.

Releia o trecho “(...) e o epíteto tampouco serviria a um magistrado que, eventualmente, considerasse haver crime ou violação a princípios constitucionais.” (l. 47 e 48). O termo destacado pode ser compreendido, no contexto em que aparece, como

  • A marcha.
  • B púlpito.
  • C denominação.
  • D cristãos.
  • E direito.

Perceba a grafia do período: “Até o momento, no entanto, as ações contrárias ao vídeo têm sido propostas na esfera cível, não na penal (...)”.
As palavras acentuadas podem ser classificadas, respectivamente, segundo os padrões de tonicidade, em

  • A proparoxítona; monossílabo átono; paroxítona.
  • B paroxítona; monossílabo tônico; paroxítona.
  • C paroxítona, oxítona, proparoxítona.
  • D proparoxítona; monossílabo tônico; proparoxítona.
  • E paroxítona; monossílabo tônico; proparoxítona.