Prova da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG) - Administrador - UFV (2017) - Questões Comentadas

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O objetivo comunicativo do texto é:

  • A mostrar que o projeto Escola sem Partido é extremamente necessário para a formação social, cognitiva e interacional de todos os estudantes brasileiros.
  • B destacar que as diretrizes do projeto Escola sem Partido contemplam um conjunto de práticas didático-pedagógicas tanto moderadas quanto reacionárias.
  • C evidenciar que o projeto Escola sem Partido tem o objetivo de capacitar o estudante para refletir e para tomar as suas próprias decisões como cidadão brasileiro.
  • D refletir sobre a implantação do projeto Escola sem Partido nas escolas brasileiras mostrando que o professor em sala de aula ficará cada vez mais sem autonomia.

O texto apresenta duas medidas práticas referentes ao projeto Escola sem Partido. Em relação a essas medidas, é CORRETO afirmar que:

  • A a primeira medida deve ser fixar um cartaz em algumas salas de aula brasileiras com os direitos e deveres de cada aluno e professor.
  • B a primeira medida deve ser colar um cartaz em todas as salas de aula brasileiras ressaltando em seis itens os deveres do professor.
  • C a segunda medida refere-se às denúncias anônimas contra os professores que devem ser feitas apenas aos supervisores das escolas.
  • D a segunda medida diz respeito às denúncias recebidas por cada professor e que devem ser encaminhadas ao Ministério da Educação para averiguação.

“Em outras palavras: dá-se a todos os estudantes (e a seus pais, cujas convicções também devem ser preservadas) uma arma a ser usada contra qualquer professor que lhes desagrade.” (§ 5)


No trecho acima, os parênteses foram usados com a intenção de:

  • A apresentar uma reflexão do autor.
  • B ratificar uma reclamação do professor.
  • C destacar uma convicção dos estudantes.
  • D introduzir uma retificação dos estudantes.

De acordo com o texto, o fato mais grave do ensino básico no Brasil é:

  • A a incapacidade de se refletir de forma enviesada.
  • B a falta de um pensamento crítico, prolixo e liberal.
  • C a falta de um raciocínio ideológico amplo e ineficiente.
  • D a incapacidade de se ensinar os conteúdos elementares.

O texto apresenta diferentes concepções do que é a educação. Em relação a essas concepções, é CORRETO afirmar:

  • A Na concepção de ensino neutro, o papel da educação é instigar os estudantes a reprovarem toda prática relacionada à neutralidade histórica.
  • B Na concepção de esquerda, o papel da educação é incentivar os estudantes a lutarem por uma condição social e ética mais humanista.
  • C Na concepção liberal, a finalidade da educação é propiciar as ferramentas necessárias para que o estudante forme suas próprias crenças e convicções.
  • D Na concepção de direita, a finalidade da educação é reforçar nos estudantes os valores cristãos e econômicos em prol de uma sociedade mais altruísta.