Prova da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Técnico - Análises Clínicas - UFMA (2023) - Questões Comentadas

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Leia o poema abaixo:
A ROTA DO SER José Inácio Vieira de Melo
Que a luz chegue em cada quarto, em cada recanto do teu ser.
Que tua vida seja grande. E que na soma dos erros e acertos o Sol continue a iluminar tua rota.
E quando chegar a hora de partir, parte. Mas parte contente, celebrando o mistério do porvir.
(Disponível em: https://revistaacrobata.com.br/demetrios /poesia/3-poemas-de-jose-inacio-vieira-demelo/. Acesso em: 24 de abril de 2023.)


É notório no poema que o desejo do eu-lírico é que o interlocutor:
  • A Tenha uma vida ruim, pois não há perdão para os erros.
  • B Tenha uma boa vida, iluminada, seja no presente ou no futuro.
  • C Vá embora de sua vida, deixando-a iluminada e mais feliz. 
  • D Celebre o futuro, mesmo que deixe para trás um grande amor. 
  • E Receba luz para deixá-lo sozinho e em paz. 

Sobre a estrutura de organização do texto, é certo afirmar que:

  • A O texto está escrito em prosa, uma vez que está organizado em parágrafos que aglutinam sentidos para expor as ideias da autora sobre a vida de Maria Carolina de Jesus e Abdias Nascimento.
  • B O texto está escrito em verso, pois apresenta características poéticas, como metáforas e comparações, efeitos sonoros que se mantêm aglutinados em unidades de sentido para narrar sobre a vida de Maria Carolina de Jesus e Abdias Nascimento.
  • C O texto está escrito em prosa, uma vez que seus parágrafos se dedicam a descrever e elaborar um retrato fiel para o leitor sobre a vida que Maria Carolina de Jesus e Abdias Nascimento tiveram.
  • D O texto é um poema, com versos e estrofes que buscam defender a ideia de pioneirismo de Maria Carolina de Jesus e Abdias Nascimento na literatura, nas artes e na política.
  • E O texto está escrito em prosa, pois os versos e estrofes buscam resumir os fatos da vida pessoal, artística e política dos intelectuais negros Maria Carolina de Jesus e Abdias Nascimento.

Logo no início do texto, a autora utiliza o termo desbravadores: “Em comum, o fato de terem sido desbravadores” (l. 3) para se referir ao fato de os dois, a escritora e o intelectual:

  • A conseguirem enfrentar o racismo com militância política e arte, publicando diversos livros e deixando um legado histórico sobre quilombismo.
  • B terem nascido no mesmo dia e lugar e tomado a decisão de ir para São Paulo para se aprimorarem como artistas.
  • C escreverem sobre suas experiências nas favelas das grandes cidades e revelarem um Brasil mórbido e escondido.
  • D terem tido origem humilde e popular para depois terem vindo a ser reconhecidos como expressões nacionais no mundo das letras e das artes.
  • E reinventarem a literatura afro-brasileira, expondo suas experiências pessoais e seu conhecimento sobre o povo negro.

Assinale a alternativa na qual a palavra "que" exerce a função de pronome relativo.

  • A Sua mãe não deixa que você chegue tarde
  • B Estou muito chateado com a confusão que ele fez.
  • C Estudos apontam que a atividade física faz bem à saúde.
  • D Venha já pra casa, que eu quero falar com você. 
  • E Só queria que ela soubesse quanto a amo.

“Ela, sempre que ele vê ela online no zap, ele fica bolado se ela não responde". O período acima está escrito em linguagem coloquial. Assinale a opção em que o período citado está reescrito segundo a norma-padrão da língua portuguesa.

  • A Sempre que ele ver que ela está on-line no WhatsApp, mas que ela não o responde, ele fica irritado.
  • B Sempre que ela tá on-line no WhatsApp e não responde, ele fica irritado.
  • C Sempre que ele ver que ela está on-line no WhatsApp, mas que ela não lhe responde, ele fica irritado.
  • D Sempre que ele vê que ela está on-line no WhatsApp, mas que ela não o responde, ele fica irritado.
  • E Sempre que ele vê que ela está on-line no WhatsApp, mas que ela não lhe responde, ele fica irritado.