Prova do UFNT - Estatístico - CS-UFG (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Leia o texto a seguir.


Mãe

Mãe – que adormente este viver dorido.

E me vele esta noite de tal frio,

E com as mãos piedosas até o fio

Do meu pobre existir, meio partido


Que me leve consigo, adormecido,

Ao passar pelo sítio mais sombrio...

Me banhe e lave a alma lá no rio

Da clara luz do seu olhar querido...


Eu dava o meu orgulho de homem – dava

Minha estéril ciência, sem receio,

E em débil criancinha me tornava,


Descuidada, feliz, dócil também,

Se eu pudesse dormir sobre o teu seio,

Se tu fosses, querida, a minha mãe!

QUENTAL, A. Antologia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.



No verso “Do meu pobre existir, meio partido”, o vocábulo destacado é formado pelo mesmo processo de formação de que resulta a palavra destacada em:

  • A “Mãe – que adormente este viver dorido”.
  • B “E com as mãos piedosas até o fio”.
  • C “Da clara luz do seu olhar querido”.
  • DDescuidada, feliz, dócil também”.

Lançada em 2011, quando oito países (África do Sul, Brasil, Estados Unidos, Filipinas, Indonésia, México, Noruega e Reino Unido) assinaram a Declaração de Governo Aberto e hoje com cerca de 80 países participantes, a Open Government Partnership (Parceria para Governo Aberto) tem como um dos seus focos:

  • A estimular a recepção da corrente migratória.
  • B reduzir a taxação de impostos alfandegários.
  • C aumentar a transparência dos governos.
  • D definir novos paradigmas de mobilidade urbana.

Leia o texto a seguir.

Também mediante o uso de IA, imagens de satélite de pastagens de gado espalhadas pelo território brasileiro têm sido analisadas em projeto desenvolvido desde 2008 por um grupo de pesquisadores do MapBiomas, rede colaborativa formada por organizações não governamentais (ONG), universidades e startups de tecnologia. Doutor em sensoriamento remoto, Laerte Guimaraes Ferreira, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e atual diretor de Programas e Bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), afirma que a área de pastagem, que ocupa hoje cerca de 20% do território nacional, pode contribuir para que o país dobre a produção de alimentos sem aumentar o desmatamento.
FIOCRUZ. Ciência propõe olhar abrangente para sanar a fome no Brasil. Disponível em: <https://dssbr.ensp.fiocruz.br/ciencia-propoe-olhar-abrangentepara-sanar-a-fome-no-brasil/>. Acesso em: 05 out. 2023.


De que forma as universidades podem contribuir com a proposta apresentada pelo cientista?

  • A Observando o desempenho do agricultor.
  • B Aprimorando técnicas de recuperação do solo.
  • C Evitando gargalos na distribuição de alimentos.
  • D Impondo modelos de produção alimentar.

Leia o texto a seguir.

Com o desdobramento dos ataques à Ucrânia, poderiam ser enumerados outros fatores importantes como a perda de acesso aos mercados financeiros, a desconexão da Rússia em relação às principais redes mundiais de investigação, como, por exemplo, o CERN, a fuga de cérebros em massa das elites russas, com milhares de profissionais altamente qualificados a abandonar o país. Os efeitos desses desenvolvimentos não são imediatamente visíveis. No entanto, o isolamento científico, econômico e tecnológico da Rússia representa uma perda importante para o país a médio prazo.
UNIÃO EUROPEIA. As sanções contra a Rússia estão a resultar. Disponível em: <https://www.eeas.europa.eu/delegations/ukraine/sanções-contra-rússiaestão-resultar_pti>. Acesso em: 06 out. 2023. [Adaptado].


As perdas mencionadas no texto podem atingir de que forma a economia russa?

  • A Aumentando o superávit de recursos humanos.
  • B Reduzindo as dimensões territoriais russas.
  • C Aproximando a Rússia aos países do Oriente.
  • D Dificultando o desenvolvimento de inovação.

As universidades brasileiras ofertam diversos cursos na área de artes e cultura, executam projetos de extensão universitária no segmento e participam da formulação de políticas culturais. Essas ações são essenciais para a sociedade, pois permitem alcançar qual objetivo característicos dos espaços universitários?

  • A Opor-se à indústria cultural.
  • B Monopolizar a produção cultural.
  • C Incentivar a formação humana.
  • D Explorar o potencial lucrativo.