Prova do (2014) - Questões Comentadas

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Tem gerado grande polêmica a simplificação da linguagem de obras de Machado de Assis e de José de Alencar feita pela autora de textos infanto-juvenis Patrícia E. Secco. O pretexto, segundo a escritora, é “levar boa leitura a quem não lê, a jovens e adultos já alfabetizados que não têm acesso ao livro”. Como exemplo dessa simplificação, tem-se a palavra “sagacidade”, empregada por Machado de Assis no conto “O Alienista”, que foi substituída por “esperteza”. Alguns estudiosos argumentam que ambas as palavras não possuem a mesma conotação, pois “sagacidade” remete à perspicácia, à sensatez, enquanto “esperteza” tem, em muitos casos, conotação pejorativa, referindo-se à habilidade maliciosa (“o jeitinho brasileiro”). Baseando-se no exposto acima, assinale a alternativa cuja palavra destacada representa a melhor correspondência sinonímica com a palavra que está entre parênteses.

  • A Foi com aquela assertiva que conquistaram a confiança de todos. (afirmação)
  • B É um sujeito solícito. (solidário)
  • C Beber e dirigir não representam prerrogativas de pessoas sensatas. (justificativas)
  • D Esta premissa não é verdadeira. (conclusão)
  • E É uma atitude totalmente abjeta. (impregnada)

O slogan “Não esqueça a minha Caloi”, criado em 1978, ficou marcado na memória do público brasileiro até os dias de hoje. A campanha apresentou um dos mais ilustres personagens da publicidade brasileira – Zigbim – que incentivava a garotada a lembrar de um presente especial: uma bicicleta CALOI, distribuindo bilhetinhos pela casa inteira com o slogan “Não esqueça a minha Caloi”.
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Passando a frase mencionada para o imperativo afirmativo, mantendo a mesma pessoa do discurso da frase original e sabendo que o verbo esquecer também pode ser pronominal, assinale a alternativa correta, de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa.

  • A Esquece-se da minha Caloi.
  • B Esquece a minha Caloi.
  • C Esqueça-se da minha Caloi.
  • D Esqueça da minha Caloi.
  • E Esquece da minha Caloi.

Há certos verbos que têm sentido genérico, quando empregados em contextos diversos. O verbo ter é um exemplo desse uso. Assim, assinale a alternativa em que esse verbo apresenta, respectivamente, o significado de exercer, sofrer e apresentar.

  • A Tinha as pastas de documentos nos braços./ Ele tem muitos irmãos./ Tinha grande poder.
  • B Teve um cargo de chefia./ Ele tem uma doença contagiosa./ O texto tinha muitos argumentos.
  • C Ele tem muitos bens./ O juiz tinha muito poder./ Ainda tem recursos para sobreviver.
  • D Temos muito tempo para apresentar o seminário./ Teve a punição merecida./ Temos a mesma opinião.
  • E Eles têm sempre muita iniciativa./ Teve resposta positiva./ Esperamos ter férias logo.

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e com relação às regras de concordância verbal e nominal, assinale a alternativa correta quanto à construção do texto.

  • A Ao meio-dia e meio, depois de penosa escalada, ocorreu perigos os mais surpreendentes possível aos alpinistas.
  • B Ao meio-dia e meia, depois de penosa escalada, ocorreu perigos os mais surpreendente possível aos alpinistas.
  • C Ao meio-dia e meio, depois de penosa escalada, ocorreu perigos os mais surpreendentes possíveis aos alpinistas.
  • D Ao meio-dia e meia, depois de penosa escalada, ocorreram perigos os mais surpreendentes possível aos alpinistas.
  • E Ao meio-dia e meia, depois de penosa escalada, ocorreram perigos os mais surpreendentes possíveis aos alpinistas.

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e com relação à regência verbal, assinale a alternativa incorreta.

  • A Sérgio comprou a casa que sempre sonhou.
  • B Glória perdeu a amiga em que mais confiava.
  • C A pergunta a que o técnico respondeu não foi suficiente para o esclarecimento do público.
  • D Esta é a reportagem a que me referi.
  • E É excelente o restaurante em que tenho almoçado nos últimos dias.