Prova do - UPENET/IAUPE (2021) - Questões Comentadas

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Observe a tirinha seguir:
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Sobre seleção sexual, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A condição ornamental da cauda do pavão não está sujeita ao aumento de ataque de parasitas, assim as fêmeas escolhem o macho com mais ornamentos, independentemente de ele ter infecções.
  • B A seleção sexual irá modificar características, influenciando o sucesso de cruzamento, de forma que a resposta continua, assim a cauda do pavão ficará maior a cada geração, sem haver limites de crescimento.
  • C Geralmente os machos apresentam potencial reprodutivo menor que as fêmeas, assim os machos escolhem as fêmeas, e as fêmeas competem entre si pelos machos.
  • D Parceiros potenciais devem evoluir sinais confiáveis que indicam sua saúde, mas não são custosos para serem produzidos pelo organismo, como uma cauda de pavão vistosa, assim a fêmea irá escolher o pavão.
  • E Uma característica sexual, como a cauda do pavão, reduz a sobrevivência do indivíduo que a possui, mas isso é compensado pelo sucesso do cruzamento e pela passagem de genes para as próximas gerações.

A primeira fase do Modernismo brasileiro contemplou artistas diversos que exploraram diferentes tendências e estilos. A Semana de Arte Moderna foi um marco nessa fase e teve a participação de artistas que defendiam uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora, inspirada nas vanguardas europeias. Com base nas leituras dos Textos 1, 2, 3, 4 e 5, e considerando as características da primeira fase do Modernismo no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A obra Abaporu (Texto 1) marca a fase futurista da pintora Tarsila do Amaral. O Texto 2 é uma releitura da tela Abaporu e incorpora elementos do Futurismo, como a valorização da tecnologia e da velocidade.
  • B O Manifesto Antropofágico (Texto 3), elaborado por Oswald de Andrade, pregava a assimilação de outras culturas, copiando fielmente características e reproduzindo estilos europeus canônicos para valorizar a identidade brasileira.
  • C A Semana de Arte Moderna mostrou forte influência das vanguardas europeias e buscou divulgar padrões estéticos realistas e naturalistas na construção idealizada de uma identidade nacional.
  • D O Texto 4 destaca a preguiça, característica principal do protagonista da novela surrealista Macunaíma, escrita por Mário de Andrade, autor cuja participação na Semana de Arte Moderna (1922) foi discreta e limitada.
  • E No Texto 5 (Poética), propõe-se uma nova forma de lirismo, com foco na concepção libertária da criação poética: "Não quero mais saber do lirismo que não é libertação".

Observe a imagem a seguir:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Disponível em: < https://studymaps.com.br/origem-da-vida/ >Acesso em: set. 2020. (Adaptada)


A imagem apresenta informações sobre biogênese e abiogênese. No início da década de 1860, a Academia Francesa de Ciências ofereceu um prêmio em dinheiro para quem tratasse da origem dos microrganismos de forma definitiva. Assinale a alternativa que contempla o ganhador do prêmio por sua descoberta.

  • A Miller mostrou que os aminoácidos dos microrganismos formavam as proteínas e eram provenientes de meteoritos, confirmando a biogênese.
  • B Needham quebrou os gargalos de frascos livres de microrganismos, expondo seu conteúdo ao ar. Em pouco tempo, eles ficaram com microrganismos, mostrando que a força vital do caldo não foi destruída, confirmando a biogênese.
  • C Oparin defendeu os processos de fusão que ocorrem nas estrelas e geram elementos químicos que formam os compostos orgânicos dos microrganismos por meio da teoria do Big Bang, confirmando a abiogênese.
  • D Pasteur demonstrou que o surgimento de microrganismos em caldos nutritivos ocorria pela contaminação dos germes oriundos do ambiente externo, e não por geração espontânea, confirmando a biogênese.
  • E Redi afirmou que as larvas nasciam de ovos colocados pelas moscas na carne, e não geradas pelos microrganismos, confirmando a abiogênese.

Diversos estudiosos buscam classificar as obras literárias em gêneros. A classificação aristotélica tem sido utilizada para traçar as características dos gêneros literários (épico, lírico, dramático). Conforme essa classificação, os textos literários são organizados em três gêneros: épico, lírico e dramático. Identifique o gênero literário dos Textos 1, 2, 3 e 4, numerando-os de acordo com a seguinte correspondência: (1) gênero épico; (2) gênero lírico; (3) gênero dramático.
A sequência que identifica correta e respectivamente o gênero literário dos Textos 1, 2, 3 e 4 é:

  • A 1 – 2 – 2 – 3.
  • B 3 – 2 – 2 – 2.
  • C 3 – 1 – 3 – 2.
  • D 1 – 2 – 3 – 1.
  • E 3 – 1 – 2 – 2.

Leia o texto e observe as imagens a seguir:

Todos os morangos da feira livre são poliploides. O morango “esquisito” é o natural, enquanto o morango “normal”, que conhecemos, é o verdadeiro esquisito do ponto de vista da natureza. Quando se trata de diferenciar e classificar as inúmeras espécies de morango, o número de cromossomos que a planta possui é a chave. Todas as espécies de morango compartilham sete tipos comuns de cromossomos (n=7), podendo ser de ploidia: 2n, 4n, 6n, 8n e 10n.
Disponível em: https://ideiasesquecidas.com/2019/02/09/moran gos-poliploides-invadem-a-terra/ https://strawberryplants.org/strawberry-plant/ (Adaptado)

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Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.

  • A Algumas espécies de morango são diploides, o que significa que têm dois conjuntos de sete cromossomos (14 no total), estando representados na imagem A pelos morangos cultivados.
  • B Algumas espécies de morango são tetraploides (4 pares, 28 cromossomos no total), hexaploides (6 pares, 42 no total), octaploides (8 pares, 56 no total) ou decaploides (10 pares, 70 no total), estando representados na imagem A pelos morangos pequenos.
  • C De acordo com a imagem B, a ploidia se reflete no tamanho nuclear, celular e do órgão e, dessa forma, no tamanho do organismo. Então, pelo número cromossômico apresentado, esse morango deve ser um dos maiores autopoliploides.
  • D A ocorrência de erros meióticos, envolvendo falha na separação de homólogos, pode levar à formação de um poliploide. Assim, se o morango representado na imagem B formasse gametas diploides, estes, ao se encontrarem, determinariam a formação de um tetraploide.
  • E A poliploidia pode se originar quando são produzidos gametas não haploides, por causa da disjunção dos cromossomos durante a meiose. Então, se o morango com a ploidia representada na imagem B cruzar com espécie de igual ploidia, espera-se que surja um alopoliploide.