Questões de Comunicação Social do Banestes Seguros S.A

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O governo brasileiro resolveu adotar modelo de placa de identificação de veículos automotores no “padrão Mercosul”. A nova placa terá tarja azul, nome e bandeira do país de emplacamento e configuração de quatro letras e três números. Além disso, contará com chip e código para facilitar a identificação de veículos roubados ou clonados nos países do Mercosul. A placa de identificação no “padrão Mercosul” utilizará, portanto, um conjunto ordenado de elementos gráfico-visuais capazes de permitir a decodificação da mensagem por um determinado grupo social.


De acordo com o conceito de signo linguístico, esses elementos gráfico-visuais impressos da nova placa correspondem ao valor de:

  • A metalinguística;
  • B fonte emissora;
  • C figura de linguagem;
  • D significante;
  • E ruído.

Estima-se que, nos Estados Unidos, cerca de 25 milhões de pessoas tenham assistido à festa de premiação do Oscar 2018. Além da expressiva audiência, a indústria cinematográfica norte-americana movimenta mercados, gera empregos e arrecada bilhões de dólares em bilheteria com os famosos “blockbusters”. A Comunicação de Massa tem como características principais “dirigir-se, a partir de uma fonte organizada, a um grande público (heterogêneo e anônimo)” e “estar inserida na economia de mercado”. Ao sugerir a expressão “indústria cultural”, o teórico alemão Theodor Adorno afirmou que “as massas são meros acessórios da máquina. O consumidor não é rei, como pretende a indústria cultural; não é sujeito, mas seu objeto”.


Daí se infere que a indústria cultural:

  • A é um sistema de comunicação unidirecional em sua essência, mesmo que disponha de mecanismos de feedback;
  • B baseia-se num esquema de relações simétricas, em uma paridade de condições entre emissor e receptor, devido à vasta audiência que atinge;
  • C desempenha papel de propagação ideológica, pois no mundo globalizado pretende-se salvaguardar a identidade cultural do norte-americano;
  • D contribui para tirar o consumidor de sua zona de conforto, na medida em que estimula a participação popular por intermédio das redes sociais;
  • E questiona as normas sociais explícitas ou implícitas, a exemplo do Oscar, que premia produções que destacam as minorias e a ideologia de gênero.

Na Idade Média, uma importante contribuição à preservação da história e da cultura das civilizações grega e romana, por exemplo, foi alcançada por intermédio do trabalho dos monges copistas da ordem beneditina. Estes, por sua vez, dedicavam-se à tradição de copiar obras tanto com o propósito de atender à obrigação de leitura diária como para aumentar o número de livros em circulação. Contudo, eles se deparavam com algumas dificuldades, com destaque para o alto custo do pergaminho. Por causa disso, obras de menor interesse eram apagadas para que fossem reescritas outras produções no mesmo pergaminho.


Tomando como base os termos aplicados em Teoria da Comunicação, o suporte físico no qual os monges daquele período colocavam iluminuras e letras de famílias e corpo variáveis classifica-se como:

  • A código;
  • B canal;
  • C prensa móvel;
  • D códice;
  • E mensagem.

Um jornal diário de grande circulação de São Paulo publicou duas notícias. A primeira abordava um acidente com expressivo número de vítimas fatais, ocorrido em uma rodovia estadual. Já a segunda notícia trazia uma relação do preço do álcool combustível vendido em cinquenta postos da capital.


Com relação aos critérios de noticiabilidade adotados pelos editores daquele jornal, os dois acontecimentos citados se referem, respectivamente, a:

  • A raridade e proeminência;
  • B importância e interesse pessoal;
  • C repercussão e utilidade;
  • D humor e raridade;
  • E culto e progresso.

A partir do advento da tipografia, tornou-se possível reproduzir um número expressivo de cópias. O mercado editorial despontou como um filão a ser explorado e os principais centros urbanos do continente europeu trataram de ter uma tipografia, de preferência sob a égide de um impressor germânico.


Sobre o processo de produção do livro em escala industrial, infere-se que:

  • A a invenção dos tipos móveis para impressão não beneficiou o luteranismo, pois era elevado o índice de analfabetismo no velho continente;
  • B a promulgação do Copyright Act, na Inglaterra, deu mais segurança à nova empresa editorial, uma vez que visava coibir a publicação de reproduções não autorizadas;
  • C a passagem de uma “cultura oral” para uma “cultura de mídia” depauperou o capital da burguesia europeia que, por sua vez, havia aplicado recursos em uma atividade de risco;
  • D a quantidade de obras publicadas acompanhava a qualidade gráfica dos livros, impressos em papel fotográfico e gravuras banhadas em ouro velho;
  • E o custo da fabricação manual do livro era menor se comparado com aquela de tipos móveis, pois o clero católico patrocinava o ofício dos mestres artesãos.