Questões de Jornalismo da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba - São Paulo

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O redator de telejornalismo é um contador de história. Por isso mesmo, entre outras recomendações, os redatores enfatizam a necessidade do uso de palavras adequadas ao que se quer informar, palavras que não tenham duplo sentido. Ao usar algum termo que possa confundir o telespectador, vale a pena explicar o sentido naquela situação. Em outras palavras, é recomendável que os textos tenham

  • A concisão.
  • B nexo.
  • C objetividade.
  • D precisão.
  • E imparcialidade.

Os especialistas em arquitetura da informação afirmam que essa “arte” obedece a sete princípios: Mapear, Desenhar, Pesquisar,

  • A Testar, Organizar, Nomear e Navegar.
  • B Navegar, Testar, Buscar e Organizar.
  • C Nomear, Navegar, Testar e Buscar.
  • D Buscar, Nomear, Navegar, Organizar
  • E Organizar, Testar, Buscar e Nomear.

Em janeiro de 1966, o Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas de São Paulo publicou um Manifesto à Nação para denunciar “a invasão estrangeira na imprensa brasileira”. O alvo principal era uma emissora de televisão que teria toda a sua programação e orientação editorial submetida ao grupo Time-Life. A emissora em questão era a TV

  • A Globo.
  • B Manchete.
  • C Bandeirantes.
  • D Excelsior.
  • E Tupi.

No final de um programa noticioso da TV Câmara, o apresentador forneceu informações sobre as atividades esportivas que aconteceram em Itaquaquecetuba durante o dia. Esse conjunto de informações é chamado, no meio televisivo, de

  • A nota coberta.
  • B stand up.
  • C lapada.
  • D escalada.
  • E nota pelada.

Em uma palestra sobre Diagramação, um Comunicador Visual deu algumas orientações aos participantes. É correto afirmar que, entre suas soluções de disposição de elementos gráficos, ele disse:

(Wanderlei@dalete.com.br. Adaptado)

  • A procure relacionar os elementos visuais de forma que não fiquem agrupados e se constituam em um único centro de atração visual. Crie vários centros na página, mesmo que os elementos gráficos tenham relação entre si.
  • B para criar vários pontos de referência na página, busque eliminar linhas que venham a dar uma única direção de princípio de observação ao leitor.
  • C nada deve ser colocado arbitrariamente em uma página. Cada elemento deve ter uma ligação visual com outro elemento da página.
  • D Os elementos visuais do design da publicação devem ser variados para que o leitor sinta que cada parte do produto tem vida própria.
  • E evite contrastes em uma mesma área gráfica para que o leitor sinta sobriedade visual ao contemplar o conjunto gráfico.