Questões de Fonoaudiologia

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Exibindo sugestões de estudos.

A apraxia de fala na infância (AFI) é um distúrbio motor da fala que afeta a capacidade de a criança planejar e programar movimentos articulatórios para produzir a fala de maneira clara e consistente, apesar de não haver problemas musculares ou de compreensão. Esse transtorno é caracterizado por dificuldades em realizar movimentos motores precisos para a fala, mesmo sabendo o que deseja dizer e possuindo força e controle muscular adequado.

Caso clínico: Desde cedo, os pais notaram que a criança não alcançava marcos de desenvolvimento da linguagem esperados. Aos 2 anos, ainda emitia poucas palavras e apresentava dificuldades para articular sons básicos. A criança frequentemente demonstrava frustração ao tentar se comunicar, diminuindo o que compreendia das palavras, mas tinha dificuldades em produzi-las. Na avaliação com o fonoaudiólogo, foi observado que o menino tinha vocabulário expressivamente limitado e que suas tentativas de fala envolviam omissões, distorções e substituições de fonemas. Ao tentar repetir palavras, os erros eram inconsistentes, o que é característico da apraxia de fala.

Nesse contexto, avalie as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O plano de intervenção incluiu terapia fonoaudiológica intensiva, com foco na prática de fonemas isolados e na combinação de sílabas em palavras. Usou-se uma abordagem baseada na reprodução e sem feedback sensorial para melhorar a consistência e o controle motor da fala. Sessões frequentes foram recomendadas para maximizar a plasticidade neural e o aprendizado motor.

PORQUE

II. Os testes aplicados incluíram o Demonstration Checklist for CAS (checklist de demonstração para apraxia de fala na infância), o qual demonstrou dificuldades em habilidades motoras sequenciais, ritmo da fala e articulações precisas dos sons. A análise mostrou inconsistências nos erros articulatórios, sobretudo em palavras com sílabas mais complexas, além de uma prosódia atípica (melodia da fala). Essa inconsistência e dificuldade em pronunciar sílabas indicam planejamento motor deficiente.

A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA.

  • A I e II são verdadeiras, e II é justificativa da I.
  • B I e II são verdadeiras, mas II não é justificativa da I.
  • C I e II são falsas.
  • D I é verdadeira, e II é falsa.
  • E I é falsa, e II é verdadeira.

A audiometria é um exame usado para avaliar a capacidade auditiva de uma pessoa. Ele tem a habilidade de ouvir sons em diferentes frequências e intensidades, permitindo identificar perdas auditivas e seu grau.
A Organização Mundial de Saúde (2020) publicou o material intitulado Basic Ear and Hearing Care Resource, no qual utiliza a classificação dos graus de deficiência auditiva revisada, e faz referência a médias de 500Hz, 1000Hz, 2000Hz e 4000Hz. Partindo desse conhecimento, observe atentamente o audiograma a seguir para responder a esta questão.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Marque a alternativa que classifica o grau da perda auditiva demonstrada no audiograma, segundo a Organização Mundial de Saúde (2020).

  • A Perda auditiva neurossensorial de grau severo em ambas as orelhas, com configuração descendente na orelha direita e com configuração horizontal (ou plana) na orelha esquerda.
  • B Perda auditiva mista de grau severo em ambas as orelhas, com configuração descendente na orelha direita e com configuração horizontal (ou plana) na orelha esquerda.
  • C Perda auditiva neurossensorial de grau moderado com configuração descendente na orelha direita e perda auditiva condutiva de grau severo com configuração horizontal (ou plana) na orelha esquerda.
  • D Perda auditiva neurossensorial de grau moderado com configuração descendente na orelha direita e perda auditiva mista de grau severo com configuração horizontal (ou plana) na orelha esquerda.
  • E Perda auditiva mista de grau moderado na orelha esquerda e perda auditiva condutiva de grau severo com configuração descendente em ambas as orelhas.

Os estudos recentes consideram que a gagueira apresenta origem multifatorial, fortemente ligada aos fatores genéticos e biológicos, mas não descartam os aspectos psicossociais que envolvem o sujeito. Afirmam, ainda, que não se trata de um distúrbio mental nem comportamental: a gagueira é involuntária.

Nesse contexto, avalie as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A gagueira causa ansiedade em relação à fala ou limitações na comunicação efetiva, na participação social ou no desempenho acadêmico ou profissional, individualmente ou em qualquer combinação.

PORQUE

II. A gagueira não é passível de ser atribuída a um déficit motor da fala ou sensorial, à disfluência associada à lesão neurológica (por exemplo, acidente vascular cerebral, tumor, trauma) ou a outra condição médica, não sendo mais bem explicada por outro transtorno mental.

A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

  • A I é verdadeira, e II é falsa.
  • B I é falsa, e II é verdadeira.
  • C I e II são falsas.
  • D I e II são verdadeiras, mas II não é justificativa da I.
  • E I e II são verdadeiras, e II é justificativa da I.

A timpanometria é utilizada para avaliar o funcionamento e a integridade da orelha média. A timpanometria convencional é realizada com o tom teste de 226Hz. Para lactentes e bebês, a literatura indica o tom com frequência mais alta (1000Hz). Ao realizar a imitanciometria de um paciente com suspeita de otosclerose, encontraram-se os seguintes resultados: Complacência 0,24ml e pressão - 25 daPa.
Partindo da classificação de Jerger (1970) e Jerger e Mauldin (1972), esses dados indicam

  • A curva timpanométrica do tipo A.
  • B curva timpanométrica do tipo Ad.
  • C curva timpanométrica do tipo Ar.
  • D curva timpanométrica do tipo C.
  • E curva timpanométrica do tipo D.

As ações são denominadas intersetoriais quando envolvem a articulação de estratégias entre diferentes setores sociais ou de diferentes políticas públicas, que são necessárias para o enfrentamento de problemas que afetam a sociedade. O fonoaudiólogo lotado em Secretarias de Saúde, por exemplo, tem as unidades educacionais como parte de seu território de atuação, nas quais pode desenvolver atividades de suporte e integração entre as áreas de saúde e educação. São exemplos de ações intersetoriais com interface direta na educação:

I- Visitas itinerantes de monitoramento de ações implementadas junto às unidades escolares, ou de acordo com as demandas levantadas pelas instituições educacionais.
II- Ações voltadas à saúde do trabalhador.
III- Ações da atenção básica voltadas à comunidade escolar (famílias, trabalhadores da educação e educandos), como por exemplo ações de promoção de saúde, matriciamento, entre outras.
IV- Ações em políticas intersetoriais, como o Programa Saúde na Escola.
V- Participação nas instâncias de controle social municipal, estadual ou federal, tanto na área da saúde quanto na educação.


São ações intersetoriais realizadas pelo fonoaudiólogo com interface direta na educação:

  • A I, II, III e IV, apenas.
  • B I, II, III e V, apenas.
  • C I, II, III, IV e V.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E II, III, IV e V, apenas.