Nas lides diárias da administração pública, nem sempre a aquisição de um bem termina no mesmo exercício no qual se iniciou, seja pelo fato de o bem ter sido entregue pelo fornecedor, ou seja por, apesar de ter sido entregue, não ter sido possível à administração efetuar o pagamento antes do encerramento do exercício. Nesse sentido, julgue os itens abaixo quanto ao tratamento dado pela contabilidade para as despesas que não tiveram o processo orçamentário-financeiro completado dentro do exercício.
I Os sistemas orçamentário, financeiro e de compensação recebem registros contábeis quando da inscrição de uma despesa como restos a pagar não processado.
II O cancelamento de um dos restos a pagar no encerramento do exercício financeiro seguinte ao de sua inscrição é contabilizado, entre outras, em conta de resultado aumentativo.
III No encerramento do exercício, uma despesa é inscrita como restos a pagar não-processado quando o fornecedor entregou o bem, mas a administração não efetuou o pagamento.
IV Quando da inscrição de restos a pagar processados, oriundos da aquisição de um bem do ativo permanente, ocorrem registros nos sistemas financeiro e patrimonial.
V O registro dos restos a pagar far-se-á apenas por exercício, porém distinguindo-se as despesas processadas das não processadas.
Estão certos apenas os itens.
- A I e II.
- B I e III.
- C II e IV.
- D III e IV.
- E IV e V