Questão 58 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) - Professor - Educação Física - IFB (2017)

De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, do Ministério da Educação, uma das grandes expectativas dos professores de Educação Física, quando se prepara um documento curricular, é a definição de uma grade de conteúdos e sua sequência didático-pedagógica. O que ensinar, como ensinar e quando ensinar é o eixo da expectativa em geral. Acerca dos conteúdos curriculares da Educação Física escolar, assinale a questão que é INCORRETA.
  • A Só é possível determinar/selecionar/escolher conteúdos se houver uma definição de assuntos ou temas a priorizar, tanto por parte da comunidade escolar quanto dos professores, a partir da especificidade de suas disciplinas.
  • B Justamente por constituírem uma produção cultural, as práticas corporais carregam consigo um conjunto de valores, sentidos e significados vinculados aos sujeitos que as produzem/ reproduzem, por isso, não existe uma forma de registro que possa abarcar a quantidade de práticas corporais produzidas e sistematizadas pela humanidade.
  • C O acesso às práticas corporais de outras regiões e mesmo países ganha sentido justamente quando elas nos levam a pensar sobre as diferenças entre as culturas e como essas diferenças podem influenciar nossa identidade, de forma que, a ideia seja justamente priorizar as práticas esportivas locais para não perdermos nossa identidade.
  • D O processo de seleção e a consequente escolarização desses conteúdos sempre estiveram relacionados ao contexto social e político da época. Assim, mais uma vez, é importante destacar que a seleção desses conteúdos não é realizada de forma natural, sendo fruto de um campo de disputa de interesses e intencionalidades.
  • E Ao longo do processo de consolidação da Educação Física como um componente curricular, houve um movimento de seleção e escolarização de um conjunto de práticas corporais, notadamente daquelas que se institucionalizaram e se legitimaram socialmente. Dessa forma, algumas manifestações específicas de: esporte, ginástica, dança, lutas, jogos e brincadeiras constituíram conteúdos de ensino da Educação Física.